Wikipedia abre escritório na India

Wikipedia expandiu suas operação para aIndia e abriu um escritório na Nova Delhi, seu primeiro escritório fora dos EUA.

O objetivo da Wikimedia Foundation India Initiatives é de aumentar a quantidade de artigos em linguagem local e aumentar a leitura local da enciclopédia online.

O fundador da Wikipedia Jimmy Wales disse em uma entrevista que a expansão para a India é resultado da companhia ter arrecadado mais dinheiro de doações neste último ano desde que começou a prática de pedir doações em 2005.

Ele também revelou a intenção da empresa de abrir escritórios no Oriente Médio e Africa do Norte.

Wales informou que a maioria das doações são feitas por leitores do site que tem uma base de 420 milhões de visitantes diários. Um aumento significativo em comparação aos 340 milhões em 2009.
Ele disse que apesar da fundação precisar de dinheiro, ela não enfrenta uma crise financeira. Seus planos principais agora são de possibilitar enciclopédias por todo mundo com linguagens nativas dos paises.

 

Wikipedia sempre teve um grande interesse na India e tem iniciado programas na India que fizeram com que estudantes de faculdade editassem conteúdo nas paginas do ste como parte do seu curso. O grande volume de usuários e a diversidade do pais deve aumentar ainda mais a sua presença e popularidade por lá.

Seria muito bom se tivéssemos este tipo de incentivo no Brasil.

Fonte: TheNextWeb