Voto como vamos?

Para uma eleição realmente democrática a melhor maneira de escolher um candidato é através de informações sobre a sua proposta.
Infelizmente o que mais vemos sobre os candidatos são seus rostos e seus números pela rua, que raramente expressam qualquer valor ao qual podemos agregar nossa decisão.

Apesar do Brasil ser um pais jovem em eleições, estamos na era digital, e com isso vislumbramos a oportunidade de ter uma comunicação direta com os candidatos dos quais estão disputando os cargos públicos de administração da cidade.

Com esta intenção, de tornar mais democrático o voto, tornar o eleitor mais consciente e informado é que surgiu um pessoal com uma ideia bem legal aqui em Porto Alegre. Criaram uma plataforma que permite justamente isso. Os candidatos podem incluir as suas propostas e os eleitores tem a oportunidade de debater e discutir.

Qualquer pessoa pode votar a favor ou contra os candidatos, assim como votar nas propostas e comentar elas, basta ter uma conta no Facebook.
Os candidatos podem preencher e administrar seus perfis no site, inserindo propostas e informações.

 

Alguns problemas

Evidentemente esta primeira versão, pelo menos ao meu ver, apresenta falhas, uma vez que já de cara apresenta a listagem dos candidatos que estão listados por ordem alfabética, privilegiando os candidatos com nomes no inicio da listagem alfabética.
Talvez apenas uma listagem do alfabeto para então escolher a letra do nome do candidato fosse mais prudente principalmente para vereadores.
Outro problema é a exibição na capa do site das propostas mais discutidas, o que desvia a atenção dos visitantes das demais propostas publicadas no site, sendo que as propostas mais discutidas nem sempre são as mais importantes, nem mesmo as mais realistas. Ver as propostas mais discutidas deveria, ao meu ver, ser uma opção sob demanda, ou seja, um link para a listagem, ao invés de ser a listagem padrão da capa do site.

A listagem de propostas também considero deficiente,  o número de propostas exibidas por página é muito pequeno, apenas 5, outro problema é que a listagem não exibe um total de propostas incluídas,o que dificulta sabermos a verdadeira quantidade de propostas e ao mesmo tempo, não tem evidencia para a opção de "ver mais propostas", o que faz parecer para o visitante novato que as propostas iniciais apresentadas nas categorias são as únicas existentes no sistema. Também no final da listagem das propostas, não existe menção de navegação em propostas adicionais, o que é quase que uma convenção em sites pela Internet, de apresentar uma navegação adicional ao término do conteúdo, neste site isso não acontece. Sem dúvidas há muito ainda o que trabalhar para tornar o sistema de fato eficiente no quesito "democrático", e hoje apesar da ideia inovadora, ainda faltam muitos ajustes.

 

Análise Final

Precisamos levar em consideração que este sistema na realidade não foi desenvolvido por profissionais da Internet, e portanto este tipo de omissão de navegação e acessibilidade equivalente a dados, dando privilégios a alguns pode ser compreensível.

Evidentemente como um sistema teste para medir o quanto os candidatos e quanto os internautas estão dispostos a se envolver e se conectarem é um sucesso. Podemos avaliar que muitos candidatos estão realmente interessados e utilizando a plataforma enquanto outros estão completamente fora desta realidade, o que eu considero um grave problema, afinal a Internet é o meio mais eficiente e democrático de comunicação, e não faz parte e nem sequer incentivar este tipo de ação é no mínimo um cartão amarelo para quem quer ocupar um cargo administrativo em uma cidade onde nos escritórios conhecimento de Internet é básico até para o cargo de secretária.

Também podemos analisar o quanto os internautas estão em grande parte preocupados com questões que na verdade não são muito importantes, parece haver uma desencontro entre os eleitores online com a realidade da população, onde projetos de foco tecnológico, ou que dão apenas vantagens de entretenimento estão sendo mais discutidos do que propostas sérias de resolver problemas sociais como a educação, saúde e direitos humanos.
 

O importante é que a plataforma funciona, todas as opções de votar, compartilhar, comentar e gerenciar o perfil como candidato funcionam perfeitamente. Uma plataforma muito interessante e que deve ser prestigiada por todos os internautas de Porto Alegre.
Para conhecer o site e participar acesse o URL abaixo:

www.votocomovamos.com.br

Participe, compartilhe e questione os candidatos sobre suas propostas!