Votação de CÓDIGO AMBIENTAL pode estar eminente, SEM DEBATE DA SOCIEDADE

Recebi hoje pela manhã um email que me chamou atenção.

Pelo que entendi, um novo código ambiental está sendo proposto, porém esta proposta precisa ser amplamente debatida pela sociedade. Acontece que os parlamentares estão tentando empurrar para votação sem revisão e sem um debate realmente democrático. Se isso acontecer, os parlamentares podem simplesmente aprovar o código e ai, já era.

Segue abaixo na integra o email da Avaaz.org que recebi:

A Câmara dos Deputados irá votar HOJE em uma medida que poderá destruir o nosso Código Florestal! Se a proposta atual for aprovada, ela irá gerar milhões de hectares de desmatamento em todo país e anistiar desmatadores. Nós só temos algumas horas para ligar para os Deputados e bloquear a proposta de urgência!

Os ruralistas acham que podem empurrar esta proposta enquanto ninguém está olhando -- porque eles sabem por experiência que a pressão popular pode derrubar acordos secretos. Vamos gerar um chamado urgente inundando todos os líderes dos partidos que são contra o Código Florestal com telefonemas pedindo para eles removerem o pedido de urgência.

Ligue para os números abaixo agora e diga: “Por favor remova o seu partido do Requerimento de Urgência do Código Florestal”.

Dep. Cândido Vacarezza - Liderança do Governo - (61) 3215-9001

Dep. Paulo Pereira da Silva (PDT) - (61) 3215-9700

Dep. Fernando Coruja (PPS) - (61) 3215-9600

Dep. João Almeida (PSDB) - (61) 3215-9345

Dep. Paulo Bornhausen (DEM) - (61) 3215-9262

Dep. João Pizzolatti (PP) - (61) 3215-9421

Depois de ligar, clique abaixo para deixar uma mensagem para os outros membros da Avaaz:

http://www.avaaz.org/po/codigo_urgente/?vl

Se o pedido de urgência for aprovado hoje, significa que as alterações no Código Florestal podem ser votados a qualquer momento, sem nenhuma discussão, negociação ou revisão. O “novo” Código Florestal seria uma catástrofe ambiental, removendo proteções para topos de morros e leitos de rios, o que faria desastres como as inundações trágicas do Nordeste e deslizamentos no Rio ainda mais frequentes; anistiando desmatadores; e expondo uma área do tamanho de Minas Gerais ao desmatamento.

Se nós não nos manifestarmos os ruralistas irão ganhar, destruindo nosso precioso patrimônio público pelo lucro privado. Vamos lhes dar um aviso que estamos observando e não iremos permitir a destruição institucionalizada dos nossos recursos naturais. Vamos deixar claro que queremos as nossas florestas fortes e de pé! Ligue para os líderes dos partidos agora e depois clique abaixo para enviar uma mensagem:

http://www.avaaz.org/po/codigo_urgente/?vl

Em uma época em que a preservação ambiental é senso comum, muitos políticos brasileiros ainda vivem na mentalidade do século XVI de dominação e exploração máxima da natureza para enrriquecimento de poucos. Para proteger o nosso futuro, vamos trazer estes políticos para o presente. Vamos fazer a luta pelo Código Florestal a nossa missão pessaol e vamos defendê-lo até o fim.

Mais informações:

Governo faz acordo com ruralistas e Código Florestal vai a votação na próxima terça:

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3232

Código pode inviabilizar meta de redução de emissões:

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=351438

Manobra de ruralistas tenta incluir Código Florestal na pauta da Câmara:

http://www.aquiacontece.com.br/index.php?pag=meio_ambiente&cod=1003

Pedido de urgência na votação do Código Florestal ecoa em Cancún:

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/pedido+de+urgencia+na+votacao+do+codigo+florestal+ecoa+em+cancun/n1237854142938.html

CONFIRA A LISTA DOS DEPUTADOS QUE ASSINARAM O REQUERIMENTO EM FAVOR DA VOTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTA:

http://www.frenteambientalista.org/not_detalhe.asp?cod=2909

Eu preciso afirmar que sou totalmente contra o desmatamento, ou novas explorações em florestas e qualquer recurso natural sem que sejam amplamente estudados todas as possibilidades, e digo isso porque sei que temos plena capacidade de otimizar nossa "exploração" ao ponto de não ser prejucial ao meio ambiente, e obter as informações necessárias.

A bio diversidade que presenciamos hoje talvez seja a nossa unica chance de obter determinadas informações sobre o planeta, nossa existência e inclusive, dentro destas descobertas podemos descobrir as  curas para as mais diversas doenças.

Simplesmente votar um projeto às pressas, sem o debate extenso sobre tudo isso é imoral. É evidente que existem outros interesses nessa atitude.

Espero o dia em que nosso governo e nossos políticos comecem a atuar com mais seriedade com relação a nosso patrimônio.

Acredito que este tipo de atitude política só acontece porque temos poucas pessoas de integridade moral e muito menos de pessoas com conhecimento. Somos em muitas vezes representados pelo que há de pior na sociedade.

Eu preciso dizer que não votei em NENHUM destes políticos, e tenho portanto total direito de cobrar deles, e de quem votou. Pois, se tivessem me escutado, maioria destes políticos que estão ai representando o povo, estariam desempregados.