Verificar se o seu tema está de acordo com as especificações do WordPress

Se você é desenvolvedor de temas para WordPress você deve saber que o WordPress é uma plataforma que está em constante evolução, portanto para desenvolver um tema eficiente existem uma série de verificações que precisam ser efetuadas para assegurar uma verdadeira compatibilidade entre o tema que você está desenvolvendo e o WordPress.
Felizmente existe um plugin que permite fazer esta verificação e descobrir quais as especificações técnicas do seu tema que precisam ser aprimoradas.

Theme-Check

Com este simples plugin você pode verificar se o tema que você está desenvolvendo está dentro dos padrões atuais do WordPress. O teste de verificação é o mesmo utilizado pelo WordPress.org para adicionar o seu tema na lista. O plugin exibe todos os resultados de uma vez na tela, é uma ferramenta bastante eficiente e ajuda um monte em detectar incompatibilidades no seu tema com as diretrizes do WordPress.org.

Se você quer saber mais sobre as diretrizes do WordPress, você pode acessar o Theme Review.

Por quê existem estas diretrizes?

Muitos sites por ai são totalmente personalizados, ou seja, tem o tema completamente adaptados para o projeto ao qual eles são utilizados, isso é perfeitamente normal. Porém se você está desenvolvendo um tema que será distribuído publicamente, este tema precisa poder funcionar em uma variedade muito maior de opções. Os temas que são enviados para o WordPress.org são verificados manualmente por um grupo de especialistas. Este plugin é apenas uma ferramenta que serve para ajudar a identificar alguns problemas de compatibilidade, e como o próprio autor descreve, ele não é perfeito, porém se você está desenvolvendo um tema, nada melhor que ter uma ferramenta que ajuda a identificar os elementos básicos de compatibilidade para aumentar sua produtividade.