Vender links para gerar PageRank é prática punida pelo Google.

O Google informou recentemente que irá punir sites que vendem links para gerar Pagerank. A prática é amplamente utilizada por milhares de empresas na Internet.

penalidade-google

O Google informa para se precaver de empresas que entram em contato pedindo para publicar links ou páginas informativas em seu site. O Google realmente pune e casos de grande destaque já existem. Um deles foi o site de uma empresa Inglesa de venda de flores, o Interflora, que deixou de aparecer no ranking do Google para seus principais termos -[flowers], [flower delivery] .
O Google não quis comentar inicialmente porque o Interflora foi penalizado, porém Matt Cutts fez um post categorizando o que representam estas punições, específicamente alertando sobre venda de links.

Além deste site, vários jornais também foram penalizados.

Sites que forem identificados como utilizadores destas técnicas serão avisados através de uma notificação através do Webmaster Tools, e ai vai depender da empresa dona do site em o que fazer.

O Google deve estar tendo uma grande dor de cabeça em tentar acabar com o Spam focado para o sistema de buscas, onde empresas contratam milhares de sites para publicarem links ou publicarem matérias pagas para obter PageRank e indexação no site do Google.

 

Para se certificar de que seu site não será punido, o Matt Cutts oferece uma solução simples. Se seu site faz publicações como objetivo comercial de vender o post ou link, você deve colocar o atributo rel="nofollow" no link.

Matt Cutts foi bastante claro que estas praticas são punidas pelo Google e em casos extremos o site pode ser até removido da indexação do site de buscas.

Via: Search Engine Land