Vendas de PC caem 14% no primeiro trimestre

A venda global de PC (computador pessoal) caiu 14% no primeiro trimestre deste ano. É a maior queda em vendas desde que a IDC iniciou o monitoramento da industria em 1994.

IDC informou que foram dispachados 76,3 milhões de unidades, o que indica o crescimento de interesse por tablets e smartphones como alternativa ao tradicional PC.
Era esperado que o lançamento do Windows 8 fosse esquentar as vendas de PCs mas o Windows falhou em sua missão.
Claro que a recessão também fez com que empresas esperem para revitalizar seus equipamentos, assim como muitos usuários em geral.

Windows-8-Desktop

Bob O'Donnell, vice presidente da IDC disse "Infelizmente, parece claro que o lançamento do Windows 8 além de não trazer um impacto positivo no mercado de vendas de PC, mas também parece ter feito o mercado ficar mais lento".

O alto custo final para um PC com telas-touch, que seriam ideais para aproveitar as vantagens do Window 8 fizeram com que os consumidores preferissem os Tablets e outros aparelhos mais competitivos.

O IDC também afirmou que empresas geralmente atualizam seus PCs a cada 3 anos, mas com a economia indo mal isso acaba virando 5 anos.

Para a indústria dos PCs é uma notícia terrível. Hewlett-Packard, a maior industria fabricante de PCs do mundo teve uma baixa de 24% só este primeiro trimestre em vendas em comparação ao mesmo período ano passado.
Já a Lenovo da China segue se beneficiando de vendas a cosumidores que estão comprando seus primeiros computadores, e mantendo as vendas estáveis em paises em desenvolvimento, disse a IDC.

Fonte: BBC