URBEX - Uma outra visão do decadente

"URBEX é a prática da exploração urbana". Considero a citação anterior como a definição mais subjetiva e controversa desta atividade. Se a mim fosse endereçada a tarefa de uma definição mais adequada, diria: O URBEX é a arte de transformar em belo, o decadente, de resgatar a história, do esquecido e, por fim, de dividir com todos descobertas que, de algum modo, lhes são escondidas ou dificultadas.

Aqui no Brasil, o URBEX representa um desafio ainda maior, uma vez que, por sermos um país jovem, nossas opções são mais limitadas. Não possuímos castelos ou edificações seculares em quantidade, além disso, nosso crescimento demográfico e urbano demanda a rápida ocupação e reaproveitamento de áreas abandonadas, deste modo, o que é antigo normalmente dura pouco, é demolido, transformado em estacionamento, totalmente adaptado para uma nova arquitetura ou ainda pega fogo "acidentalmente".

Como citei anteriormente, dividir as descobertas neste processo é um dos compromissos fundamentais daqueles que se dizem exploradores e, felizmente, a maior parte deles concorda com isso. Podemos dizer então que o URBEX e a fotografia são atividades que andam juntas.

Entrar em um ambiente abandonado, isolado e esquecido em meio ao turbulento cotidiano das nossas cidades é uma experiência ímpar. O silêncio, as marcas daqueles que por ali passaram e o estado em que objetos e estruturas estão envolvem o explorador em uma atmosfera atemporal, hipnótica e, em alguns casos, fantasmagórica.

Em uma de minhas idas para a capital Paulista, descobri a Vila Maria Zélia. Construída no periodo de 1911 a 1916, atualmente está tombada pelo Patrimônio Histórico, contudo, ainda não liberaram a grana para a restauração.

A Vila tinha o proposito de abrigar os empregados da Cia Nacional de Tecidos de Juta, para tranquilizar os Pais, duas escolas foram construídas (Naquela época, meninos não podiam estudar junto com meninas).

A fotografia do inicio deste artigo eu fiz lá: é da escola da meninos. A próxima imagem é de um dos galpões da Antiga Cia Nacional de Tecidos:

Para ver o álbum completo, clique aqui

Espero que tenham curtido pessoal!! Até a próxima!!

Mzt