Um ótimo sistema online para administrar múltiplos perfis de redes sociais

Olá pessoal! Tudo beleza?

Neste domingo ensolarado em Porto Alegre quero convidar vocês a conhecerem uma ferramenta muito interessante que eu venho utilizando fazem umas duas semanas e se demonstrou extremamente eficiente.

O HootSuite é uma ferramenta que permite você administrar suas contas em redes sociais como o Facebook , Linkedin, Foursquare e o Twitter a partir de um único local. A interface apesar de lidar com um grande volume de informações, não se torna pesadona como acontece com a versão web do TweetDeck.
Inclusive, para quem gosta do Tweetdeck, o HootSuite tem várias similaridades mas de maneira aperfeiçoada.
A principal similaridade é a própria apresentação das interfaces das redes. No HootSuite você pode adicionar quantas contas você quiser, não sei se é um número infinito, imagino que não, mas, eu adicionei umas 5 contas no meu painel do HootSuite e não recebi nenhuma mensagem reclamando.

 

Múltiplas contas

O HootSuite atualmente se comunica com o Twitter, Facebook, Linkedin, Rousquare, Ping.to, WordPress, MySpace e Mixi.

Cada conta conectada ganha uma aba, e cada aba ganha um grupo de colunas que você pode administrar (similar ao Tweetdeck).

Tela de Perfil no Twitter do Hootsuite

 

Com avisos de novas mensagens na linha de tempo, você pode clicar para ver os tweets ou atualizações de murais das pessoas que você segue ou com quem você se conectou.  Muito interessante para que sua linha de tempo não fique correndo (um grande problema no Tweetdeck e no Google Plus), ao clicar no aviso, as novas atualizações são disponibilizadas.

 

Programar postagens

Esta talvez seja uma das vantagens mais interessantes do HootSuite e é uma pena que spammers utilizam, mas, cada pessoa segue quem quer, ninguém é obrigado a seguir spammers.

Programar as postagens é algo que poucas ferramentas oferecem, uma das principais ferramentas para programar postagens é o TweetDeck, mas este só funcionado se você mantivar o programa ativo no seu computador. O HootSuite você programa os envios, e pode fechar a tela que o sistema irá se encarregar de todas suas publicações agendadas.

A interface de programação de postagens é incrível, você pode determinar que horário de qual dia e ainda visualizar todas as suas postagens agendadas, assim como também visualizar as postagens que já foram efetuadas.

 

Tela com lista de mensagens programadas

 

 

O HootSuite oferece mais de uma maneira de visualizar suas postagens programadas, você pode ver a lista (imagem acima), voce pode ver calendários semanais e mensais, estilo o Google Calendar, e se quiser, você pode até arrastar as postagens programadas para novo horário e dia. Portanto mesmo que você administre um volume maior de contas, ou tenha programado uma quantidade grande de mensagens , você vai conseguir monitorar e administrar tudo com facilidade. A ferramenta é muito intuitiva.

 

Transmitir Feed RSS

Se você tem um blog, um um monte de blogs e gostaria que todas as publicações nestes canais fossem retransmitidos para seu Twitter ou Facebook, você pode utilizar  a ferramenta de retransmissão de Feed RSS no HootSuite.

Ela tem opções de configuração que verificam seu Feed RSS em vários períodos diferentes.

Estatísticas

Tela de estatísticas

O HootSuite possui ferramentas que geram estatísticas que você pode ajustar para analisar e gerar apresentações.
Você determina alguns parâmetros e rápidamente o sistema gera uma apresentação muito bonita, com todos os dados que você determinou.
As opções de configuração de cada relatório são administráveis, portanto você pode até incluir o seu logotipo para gerar um PDF e enviar para seus clientes, parceiros e amigos.

Você pode compartilhar estes dados com seus amigos dentro do próprio HootSuite se eles tiver conta lá.

 

Grupos de trabalho

No HootSuite administrar redes sociais é considerado um negócio sério, e portanto o sistema entende o problema de ter uma conta de Twitter ou Facebook administrada por inúmeras pessoas.
Com o HootSuite, você pode cadastrar o seu Twitter por exemplo, e dar acesso para outras pessoas administrarem sua conta no Twitter através do HootSuite, sem precisar passar a senha da conta do Twitter para estas pessoas.
Você pode montar grupos de trabalho que colaboram e responder mensagens, administrar o conteúdo e agendar novas publicações.

 

Arquivo de mensagens

Dependendo da estratégia de sua empresa, poder reaproveitar posts antigos pode ser uma maneira de manter o Twitter constantemente atualizado. No HootSuite esta tarefa é extremamente fácil, o sistema permite que você monte um "banco de mensagens" que você pode reaproveitar e ativar para serem postadas.

 

Versão Gratuita X Versão Paga

Embora o HootSuite tenha uma versão gratuita, as maiores vantagens e opções que informei acima fazem parte do plano básico, e algumas de planos avançados (armazenamento de mensagens e equipes de trabalho).
Felizmente os valores da versão paga são muito acessíveis, e valem a pena cada centavo.

 

Administrar páginas do Google+

Ainda não disponível para todos, mas você já pode fazer um cadastro solicitando, o HootSuite até agora é a unica ferramenta (que eu conheço) que permite administrar compartilhamento para a suas páginas no Google +.

 

Espero que com a descrição acima eu tenha cativado o teu interesse.
Se você tem alguma dica para compartilhar sobre o HootSuite ou qualquer outra plataforma que agregue e facilite administrar redes sociais, por favor compartilhe conosco no comentários abaixo.

Agradecimentos a Juliana Marchioretto por compartilhar a ferramenta comigo.