Twitter inicia censura local de conteúdo

Twitter anunciou em seu blog que agora disponibiliza e pode utilizar censura regional de conteúdo.

Como o Twitter continua crescendo internacionalmente, entrando em países que tem idéias diferentes sobre os aspectos das liberdades de expressão, alguns países são tão diferentes das idéias do Twitter que o Twitter nem podem operar nestes locais, outros paises são tem idéias mais abertas, mas por motivos históricos os culturais, restringem certos tipos de conteúdo, como por exemplo a França ou Alemanha que proíbem conteúdo pro-nazismo.

 

Até o presente momento a única maneira que o Twitter tinha de restringir o conteúdo era de forma global. Começando hoje, o Twitter agora tem a habilidade de restringir conteúdos de serem exibidos em determinados países enquanto conseguem manter disponível para o resto do mundo.

Eles também informam que os usuários serão notificados de forma clara quando o conteúdo for censurado e explicarão os motivos pela censura.

Exemplo de conta do Twitter Censurada

exemplo de Tweet censurado

 

Embora o Twitter ainda não tenha utilizado a nova ferramenta, eles afirmam que quando e onde for necessário censurar um Tweet para um país específico, eles irão tentar fazer com que o usuário fique sabendo e vão claramente marcar quando o conteúdo foi censurado. Para ajudar na transparência o Twitter expandiu sua parceiria com Chilling Effects, e disponibilizaram em conjunto uma página que irá facilitar encontrar notificações relacionadas ao Twitter.
Após inúmeras mensagens de usuários após esta notificação, o Twitter ampliou a notificação, com algumas respostas para perguntas dos usuários.

O Twitter informa que não irá filtrar o conteúdo, e as censuras serão efetuadas de forma reativa somente, ou seja, apenas por solicitação do que se comprovar ser pedidos oficiais e legalmente aplicaveis.

Twitter informa ainda que considera esta a melhor maneira de restringir o mínimo o conteúdo, desta forma, apesar de um conteúdo estar restrito em um país, ele seguirá disponível para o resto do mundo, ampliando sua disponibilidade no final das contas.

Mais informações podem ser encontradas na política de utilização do Twitter