Tecnologia mantém coração vivo para transplante

Um dos maiores problemas para cirurgias de transplante de coração é o tempo curto entre a obtenção do coração do doador até a inserção do coração em um paciente. O método até hoje utilizado é de usar gelo. Isso torna qualquer coração doado inútil após um curto período de aproximadamente 6 horas.

Outro problema é que nem todo coração doado pode ser transplantado para qualquer paciente, é necessário haver compatibilidade, portanto nem sempre um doador disponível está perto, tornando todo o processo bem mais complicado e difícil, mas com a tecnologia que está agora disponível, este problema vai literalmente acabar.
Felizmente isso agora está prestes a mudar  graças a uma nova tecnologia que permite que o coração seja mantido vivo, o aparelho está sendo chamado de Heart in Box, mas sua tecnologia é incrível, principalmente em se tratando de solucionar o problema de tempo de utilidade de um coração doado.

O aparelho mantém o coração do doador vivo, assegurando que o coração tenha os nutrientes, ar e sangue necessários para poder sobreviver por um tempo adicional, o que permite transportar o coração para lugares mais distantes. Isso vai possibilitar que a grande maioria dos corações de doadores possam ser enviados para os locais onde os pacientes que precisam do transplante.
O resultado será evidente, mais pessoas poderão receber transplante de coração, aumentando as suas vidas, e isso é uma ótima notícia para quem tem problemas cardíacos.

A imagem do aparelho em funcionamento é no mínimo estranha, e pode até ser chocante para alguns, mas o resultado desta inovação precisa ser devidamente admirado pelo que ela realmente significa.

É claro que esta tecnologia não está disponível no mundo todo ainda, mas o fato de existir e de já haverem casos de sucesso com o procedimento é sem dúvidas algo muito motivador e inspirador. Com certeza técnicas similares irão surgir para o transplante de outros órgãos.

Veja o vídeo abaixo, é  bastante impressionante.

Heart In A Box | Debbie Chesebro, Josh Kurz & Shane Winter from Focus Forward Films on Vimeo.