Tags: para que servem?

Conheço muitas pessoas que utilizam o WordPress como plataforma de publicação de conteúdo, e inclusive, na empresa de web que trabalho já implementamos vários sites com esta plataforma e uma das coisas que percebo é que muitas pessoas não sabem utilizar as TAGS. Por isso decidi escrever sobre TAGS.

Quando a gente publica conteúdo em um sistema como o WordPress a gente tem a opção de agrupar este conteúdo através de categorias, e em alguns sites, a gente ve o pessoal colocando praticamente uma categoria para cada post.
Isso ocorre porque o pessoal não está sabendo utilizar as TAGS. Quando a gente agrupa uma quantidade de posts em categorias no WordPress é possível depois visualizar a lista de material publicado em ordem cronologica.
Por isso, se determina as principais categorias de informações que estarão sendo veiculadas no site, e a partir disso se cria as categorias de informação do site.

Exemplo prático

Depois de ter definido as categorias, quando se publica conteúdo, a gente percebe que um grupo de posts publicados em uma categoria tem um relacionamento com outros em uma outra categoria, e a gente gostaria de ter de alguma forma um relacionamento entre estes dois, uma maneira das pessoas que leram um, consigam de forma fácil ter acesso aos outros, mesmo estando em outras categorias. Para isso servem as TAGS.

Digamos que seu site tem duas categorias, uma de fotos, e outra de agenda de eventos.
Você publica dois posts, o primeiro é um album de fotos tiradas em Porto Alegre, e o segundo é um evento que vai acontecer em Porto Alegre, embora ambos posts são de categorias diferentes, um de Fotos e o outro de Agenda de Eventos, ambos tem pelo menos uma coisa em comum, a cidade onde foram tiradas as fotos e onde vai acontecer o evento é a mesma: Porto Alegre. Neste caso, pode se criar uma TAG (Porto Alegre) que será incluida em ambos os posts.
Dessa forma relacionamos um post com o outro através de uma TAG.

As TAGS não são palavras-chave

Muitas pessoas colocam em um post um numero quase infinito de tags, acreditando que ao fazer isso estão na verdade incentivando os sites de busca a indexarem seu conteúdo, como se tags fossem palavras chave, aquelas que se coloca nos códigos do site para que os sites de busca indexem o conteúdo corretamente, pois bem, os tags não são palavras chave, e ao inserir tags deve se levar em concideração que as tags servem principalmente para agrupar conteúdos do site, agrupando de forma dinâmica posts que estão em categorias diferentes.

Quando você inserir um post em seu WordPress, pense sobre ele e procure determinar quais as palavras que podem linkar este conteúdo com outros posts que já existem no site, ou que serão inseridos posteriormente.
Cidades, nomes, estilos musicais formam ótimas tags.

Importância das TAGS

Uma das coisas que se deve também levar em concideração é que as TAGS formam listagens de conteúdo (similares as listagens de categorias) em seu site, portanto, uma listagem com apenas um post é bem chato e não ajuda em nada a indexação do site. É sempre melhor poder ter uma TAG que liste vários posts, assim torna a tag mais relevante no contexto do site todo.
Colocando  o Widget de tags no sidebar do seu WordPress você pode ver que as Tags que tem maior recorrência no site também tem maior tamanho de fonte, indicando a relevância daquela Tag pelo site.

É possível gerar um Feed RSS da TAG no WordPress, o Feed então transmite somente conteúdo com a TAG especificada.