Simplicidade pode ser tudo para publicação web

Se você pensar sobre as coisas mais práticas da vida, vai descobrir que existe um conceito de simplicidade por traz de tudo.

Em muitos casos, ser simples é bom, pois permite a compreensão e utilização por um número maior de pessoas.
A Internet é um grande exemplo disso!

Algumas dicas de como manter tudo sempre simples e objetivo:

- Sempre escreva o seu conteúdo indo direto ao ponto, sem dar muitos rodeios e não tenha medo de linkar para fontes e exemplos.

- Faça certo de que o título de seu conteúdo é descritivo com relação ao conteúdo integral - isso facilita na hora de decidir ver o seu conteúdo ou algum outro em uma listagem.

- Use tags, palavras chave e termos para ajudar a nortear os robôs de sites de busca e indexadores sobre qual o teor do seu conteúdo, se for preciso, pesquise na internet e estude sobre este tópico que é muito importante.

- Utilize uma navegação fácil e compreensiva, tanto para pessoas quanto para robôs de sites de busca e indexadores (evite botões escondidos, ou botões em Flash)

- Evite elementos visuais desnecessários ou inúteis. Colocar animações e coisas piscando que não levam a logar algum podem ser frustrantes para os visitantes do seu site, procure sempre assegurar que tudo que existe, tenha um motivo prático de existir.

- Faça verificações constantes no modo como as pessoas navegam e utilizam seu site, geralmente existe um funil entre as várias possíveis páginas de entrada de seus visitantes até a página de contato ou de compra. Estudar este funil e ver em quais páginas as pessoas tem um índice maior de saída do site pode ser o diferencial para fechar novos negócios.

-  Não se apegue a decisões que comprovadamente não deram certo, e busque alternativas para solucionar o mesmo problema.

- Utilize ferramentas de verificação de seu código e trabalhe duro para resolver qualquer problema, procure manter seu código o mais compreensível e dentro das normas quanto for possível

- Na hora de escolher, sempre escolha funcionalidade prática antes de design. Um design criativo tem o seu valor, mas se este design implica em diminuir o acesso ao conteúdo do site, pode ter certeza que é um mau negócio.

- Ao publicar arquivos como imagens, vídeos, documentos, sempre faça certo de ter uma descrição em texto sobre o arquivo, e procure manter os arquivos com nomes relacionados ao conteúdo que exibem, em caso de documentos, preencha todos os campos de informação que forem disponibilizados.

 

Percebam que quando falo de simplicidade, estou me referindo tanto ao conceito de colocar e disponibilizar informações, como também de tornar fácil e intuitivo para pessoas e robôs de busca e sites de indexação catalogarem seu conteúdo de forma eficiente.

Se você acredita que está com dificuldade em formar seu conteúdo, ou até mesmo de interpretar estas informações, existem centenas de sites como o nosso que visam trazer mais informações, uns bem específicos, sobre o que você não compreende. Existem também profissionais que adorariam ajudar em tornar o conteúdo de seu site mais relevante na internet.

Claro que ser simples na internet exige entender a diferença entre muitas opções, mas a medida que as pessoas vão sentindo a necessidade de estarem presentes de forma mais concreta e ativa, elas começam a buscar soluções que geralmente levam para o caminho da simplicidade.