Segurança com senhas

A Internet se tornou um universo com vários universos dentro dela. Enquanto a Internet em si está em expansão, todos os universos dentro dela também estão. Alguns aparecem e desaparecem, outro mudam completamente as vezes sem percebermos, uma função desaparece e aparece outra.

A quantidade de lugares e ferramentas que utilizamos para navegar aumentou, e uma grande parte dos serviços que estamos ficando acostumados a utilizar estão online e dependem de senhas de acesso. Desde o trabalho até a sala de jogos online, todas as milhares de redes sociais e aplicativos exigem senha.

Dependendo do volume de locais que você acessa, ou que você tem cadastro, se torna praticamente impossível manter salvo e atualizado em algum local seguro de verdade todas estas senhas, e muitas pessoas preferem usar a memória para salvar no lugar mais seguro sua senha. Quanto mais perfis e cadastros você tem, mais senhas você deveria ter também, mas em muitos casos, as pessoas além de utilizarem senhas simples, utilizam as mesmas senhas para acessar conteúdo do seu local de trabalho que usam para acessar os locais de jogos ou redes sociais.

O problema se torna aparente quando alguém tem a senha hackeada ou roubada por algum sistema e sofre um desencadeamento de eventos negativos, perfis com imagens bizarras, sites "pixados" e outras adversidades que fazem parte do mundo virtual.

Existem milhares de jovens, hackers, ativistas que esperam muitas vezes pela oportunidade de se demonstrarem contra ou a favor de alguma ideologia, que podem se valer de uma oportunidade, como por exemplo acesso a sua senha  em algum perfil e acabar tendo acesso a todos os seus perfis.

O problema evidentemente se agrava se você tem o habito de usar a mesma senha, e por um período longo de tempo. Por exemplo, usar a mesma senha por mais de um ano em todos os sites que você se cadastrou durante todo este tempo. Quem conseguir obter acesso aos teus dados em qualquer um destes sites poderá obter acesso irrestrito a todos os outros.

Imagine o estrago que isso pode fazer com sua presença digital online.

Para evitar este tipo de transtorno é recomendável que seja gerada uma nova senha semanalmente dependendo da importância das informações que o seu perfil acessa as vezes até diariamente.
Com grande poder, vem grandes responsabilidades (Pai adotivo do Homem-Aranha), e ignorar a importância de ter uma senha segura é ignorar seu próprio bem estar.

Já vi muitas pessoas absolutamente desesperadas por causa deste tipo de situação, ou problemas com o trabalho, por ter perdido, ou deixado vazar informações cruciais, ou problemas sociais por ter seus perfis em redes sociais pichados. Em alguns casos, o valor da informação pode valer a vida ou morte de outras pessoas. É incrível pensar que a barreira única é as vezes só uma senha.

Se você gosta de musica, você tem sorte, pois você pode utilizar infinitas frases das suas canções favoritas, ou siglas de frases das musicas, junto com numeros estratégicamente colocados, e talvez colocar um simbolo (!@#$&) não seja má ideia.

Quanto mais variado o tipo de caracter utilizado para compor sua senha, mais complexa ela se torna e portanto mais segura. Lembrando que nada disso será de serventia alguma se ela não for periodicamente alterada.

Se este diagnóstico acima lembra o seu comportamento em alguma forma com suas senhas, por favor acesse seus cadastros e inicie um processo que será muito importante: altere suas senhas periodicamente.