Samsara - Incrível filme - documentário sem narração nem texto

SAMSARA é uma palavra em Sânscrito que significa "a roda da vida que eternamente gira" e é o ponto de partida para os criadores do filme.
No filme eles buscam o ponto de interconexão que existe em nossas vidas.
O filme levou mais de 5 anos para ser filmado e tem cenas de vinte cinco países. Samsara nos leva a locais sagrados, zonas de desastre, plantas industriais e locais considerados maravilhas da natureza.
Dispensando dialogo e texto descritivo, Samsara é diferente dos documentários que conhecemos. O objetivo é encorajar a própria interpretação pessoal de cada espectador inspirado com imagens e músicas que misturam o antigo com o moderno.

O filme é uma expansão dos temas abordados em BARAK (1992) e Chronos (1985), Samsara explora as coisas mais incríveis de nosso planeta, desde as coisas mais mundanas até as coisas mais incríveis, retratando a experiência humana e demonstrando como o resto do planeta responde a nossa existência e nossas atitudes, demonstrando como é um ciclo completo de vida do qual fazemos parte.

Os criadores do filme utilizam a técnica de filme sem falas, eles entendem a importância e força das imagens que fazem parte do filme, ilustrando não só a questão física dos locais e objetos, e vidas das imagens, mas também a questão que essencial que existe por trás do conjunto de imagens.
O filme foi inteiramente filmado em 70mm utilizando captura de quadros padrão, em outros momento utilizando captura diferenciada de time-lapse utilizando câmeras especialmente desenvolvidas para o projeto. Este sistema de câmeras permite uma mudança de perspectiva para trazer visões extraordinárias para cenas ordinárias.
As imagens foram então transferidas através do processo de maior definição e resolução disponível, a projeção digital de 4K que permite imagens incríveis com clareza sem precedentes, que está disponível em HD e filme digital padrão para projeções.
A equipe do filme é composta por Ron Fricke - Diretor, Mark Magidson - Produtor, JC Earle - Co-Produtor e Myles Connolly - Produtor de linha. Eles viajaram juntos para cada localidade durante o período de filmagem e produção do filme.
O equipamento especial foi levado junto. Este equipamento continha uma câmera Panavision 65mm, uma câmera personalizada com controle de movimento para time-lapse, uma pequena grua, 20 metros de trilhos para a câmera, divididos em varias partes adequada aos regulamentos de aviação internacional. Eles também levaram um pacote de suporte especial. Equipes especializadas no local se encarregavam de todo o resto do equipamento necessários, além de transporte, permissões, conhecimento local das regiões e o que fosse necessário.

A trilha sonora do filme é composta por Michael Stearns, Lisa Gerrard e Marcello de Francisci além de várias contribuições de compositores.
A equipe musical já havia trabalhado antes com a equipe do filme no Baraka, então já se conheciam e entenderam que se tratava de uma continuidade aprofundada dos temas já abordados antes no filme anterior.

O filme tem um site oficial (em inglês) com informações sobre todo o processo de filmagem, lista de todos os locais onde ocorreram as filmagens, e é possível adquirir o filme em Blu-Ray e DVD normal diretamente pelo site.

Além das imagens incríveis que o filme oferece, o que chama atenção é que o fato de não haver uma narração, nem mesmo texto descritivos, faz com que o filme passe a ter uma linguagem universal sem precisar de nenhum trabalho adicional e nem sequer adaptações, o que é o caso de muitos filme, para Samsara, o filme tem o resultado desejado de maneira individual, cada pessoa leva pra si o que interpreta com as incríveis imagens.

É sem dúvidas um excelente filme que merece ser visto por todos.

Para fazer download acesse o link abaixo:

https://archive.org/details/Samsara-movie