Um grupo de agencias e entidades do governo Russo estão fortemente fazendo lobby para que seja aprovado o banimento de projetos com o navegador Tor assim como outrasd formas de navegação online anonima.
A desculpa é que a navegação anônima está permitindo com que muito conteúdo que é proibido seja acessado.
O Chairman do Comite da política da informação do estado da Russia, Leonid Levin informou em uma conferência dia 5 de fevereiro que ao bloquear o acesso anonimo além evitar o acesso ao conteúdo proibido estaria também evitando a entrada de malware e virus ao país, além de diminuir o número e ataques cibernéticos.
A Agência Roskomnadzor que monitora a media para o estado foi a segunda se pronunciar oficialmente apoiando o banimento do Tor e outros aplicativos similares.
A agência é responsável por toda a censura e descreveu o Tor como se fosse um mercado negro. O bureau disse que banir o Tor seria complexo mas possível de ser feito.
Depois disso tudo ainda se uniu a Safe Internet League, a maior e mais poderosa agencia de censura da Internet Russa. No dia 9 de fevereiro postou uma afirmação de que o Tor era utilizado apenas por criminosos e representantes da inteligência americana.
Fonte: Vocativ