Returning to Jedi - Documentário com cenas que não foram para a edição final

Para quem é fã de Star Wars este documentário de duas horas e meia traz revelações interessantes sobre todo o processo de filmagem da produção dos filmes da primeira trilogia de Guerra nas Estrelas.

George Lucas mobilizou muita gente com habilidades diferentes para conseguir fazer a filmagem da trilogia.
No documentário são exibidas varias imagens, partes de filmagens e fotos com pedaços do filme que acabaram não fazendo parte da edição final.
Aprendemos em detalhe como foram elaboradas as fantasias, e entendemos a dificuldade que foi para todos atuarem com as fantasias que as vezes nem podiam ser removidas durante os intervalos de filmagem. Aprendemos sobre como foram projetados os sets de filmagem, como foram elaborados os diversos mecanismos dos fantoches utilizados, como por exemplo o Jaba, com três homens operando. As várias maneiras como as cenas foram montadas, e todas as dificuldades que foram encontradas para conseguir fazer as filmagens acontecerem.
Desde temperaturas extremas, doenças, elaboração técnica, construção, investimento e estudo, o documentário mostra em detalhe muitas facetas interessantes com trechos filmados nos sets, fotos e talvez o mais interessante sejam os divérsos depoimentos de todas as pessoas da equipe, tanto em gravação de audio, quanto em filmagem diretamente no set de filmagem.

Se nota de cara como foi dificultoso e trabalhoso desenvolver todo o projeto e como as decisões são tomadas para poder chegar no resultado final que se tornou um dos maiores sucessos do cinema.

Além de comentários em áudio, também existem vários textos que explicam detalhes super interessantes sobre o que está acontecendo na tela, fiquem atentos.

OBS: o filme está todo em inglês e não achei versão legendada.