Remover elementos desnecessários de seu web site

Um dos grandes segredos para um web site bem elaborado é ter os elementos necessários para assegurar uma navegação adequada para todos os usuários. Quando um site é publicado, não podemos prever que configuração o computador do usuários terá, nem a versão dos softwares, e nem suas preferencias. Por este motivo, agir com simplicidade é uma ótima alternativa. Evitar elementos que se provam desnecessários ou que até mesmo podem atrapalhar a navegação do site é importante.

Se formos pensar, muitos sites na Internet possuem elementos desnecessários, que não tem função alguma, e que apenas fazem o site pesar mais, ou seja demorar mais tempo para carregar.

Uma ótima maneira de verificar se o seu site tem elementos desnecessários é a partir de uma analise de exclusão.
Imagine se você pudesse remover todos os elementos importantes do seu site, se você pudesse excluir todos os elementos que servem para alguma determinada função.
Comece eliminando o conteúdo, depois disso, remova os elementos graficos que linkam para páginas e remova todos os menus, remova seu logo, banners, e botões de redes sociais, e o que sobra? Se você ainda tem elementos em sua tela,  talvez seja interessante pensar em rever o design de seu site.

Elementos desnecessários que se movimentam, piscam ou acompanham a tela do visitante sem nenhuma função podem deixar o usuários confuso, pois se algo está na tela e chama atenção, as pessoas pensam que deve ter alguma função, ao clicar e nada acontecer, pode causar frustração no visitante. O visitante pode achar que está fazendo algo errado, ou não está sabendo de algo que é de conhecimento comum para todos.

Elementos que não tem explicação ou justificativa, podem muito bem diminuir a chance de alguém navegar em mais de uma página de seu site e certamente causará uma má impressão ao seu visitante que acessa seu site pela primeira vez.

Mantenha seu site limpo, com informações específicas e com termos fáceis de entender, e faça certo de que todos os elementos disponíveis no site tem alguma finalidade.

Quanto mais fácil você tornar seu site de navegar, mais chance você terá de ajudar seu visitante em encontrar o que procura, e  até mesmo de conhecer mais páginas do seu site aumentando as chances de se tornar seu cliente.

Não adianta nada você passar um trabalhão fazendo com que cada página do site seja bem indexada, investindo alto em publicidade online, se no momento que a pessoa chegar em seu site, ela se sentir perdida.

Grande abraço para todos!