Remova elementos desnecessários de seu site

A Internet é um ambiente interconectado que depende de dezenas de milhares de sistemas interligados para poder gerar os resultados que vemos hoje. Desde ferramentas de compartilhamento de conteúdo até sistemas  de indexação e busca.

Quando um web site é desenvolvido, nem sempre ele está com a melhor configuração para entrar online, muitas vezes os sites não tem os principais requisitos que seriam necessários para assegurar que os sites possam ser indexados e compartilhados de forma eficiente.

Isso não seria um problema se as ferramentas de busca e indexação pudessem ler qualquer coisa de qualquer jeito, mas infelizmente não é assim que funciona, e empresas de desenvolvimento web que não tem o conhecimento técnico necessário muitas vezes podem criar sites bonitos, mas que não desempenham a função principal de um site na Internet, que é justamente assegurar a comunicação e integração com todos os sistemas e redes ou pelo menos com os principais.

O resultado diminuído pode nem ser detectado pelas empresas que contrataram o serviço de desenvolvimento porque as empresas muitas vezes não tem nem um parâmetro de avaliação.

Um dos grandes segredos de um web site bem desenvolvido é ter estritamente o necessário para seu funcionamento.
Para verificar isso, você pode fazer um exercício mental, onde você vai remover de seu site, tudo de útil.

Remova todo conteúdo, remova todas as opções de navegação e todas as ferramentas, como por exemplo, busca, cadastro para recebimento de newsletter, botões de indicação para redes sociais, logos, etc.
Se ao final deste processo ainda houverem elementos em seu site, questione porque estes elementos estão presentes se eles não desempenham nenhum papel.

É muito comum encontrarmos sites com elementos desnecessários disponíveis, como por exemplo, estrelinhas brilhando sem necessariamente precisarem estar ali, ou elementos piscando, ou imagens que não levam a lugar algum.

Se o seu site possui elementos desnecessários, talvez seja um bom momento de repensar sua estratégia digital e focar principalmente na experiencia do usuário, na sua navegação e na acessibilidade das informações.