Quem acorda tarde tem mais capacidade de produzir

sunset-in-the-lake-of-siwa-oasis-egypt-davide-guglielmo

Para aqueles que se vangloriam de acordar cedo, fiquem atentos: Pessoas que acordam mais tarde e vivem durante a noite tem mais folego mental do que os que acordam cedo, é o que revela uma nova pesquisa.

"São os que acordam tarde que tem a vantagem, e podem produzir mais do que os que acordam cedo" disse Philippe Peigneux, professor da Universidade de Neuropsicologia de Bruxelas na Bélgica, o professor e sua co-autora Cristina Scmidt publicaram descobertas interessantes na última edição do jornal Science.

Utilizando ressonância magnética para gerar imagens, a dupla conduziu um experimento que media a habilidade de concentrar em 30 indivíduos que já naturalmente acordavam extremamente cedo (Entre 5 e 6 da manhã) ou que acordam extremamente tarde (no periodo da tarde).
Mantendo seus horários normais, os volutários passaram duas noites consecutivas em laboratórios do sono. Após 10 horas estando acordado, os que acordam cedo demosntraram atividade reduzida em areas do cerebro relacionadas a atenção em comparação aos que acordavam tarde, se constatou quando seus niveis foram medidos.

"Os resultados sugerem que notivagos geralmente resistem mais tempo acordados sem ficar mentalmente cansados do que quem acorda cedo" o estudo conclui.

As pessoas que tem seu pico produtivo á meia noite, acabam não podendo aproveitar muito já que precisam acordar cedo, e podem ainda passar a impressão de estarem sempre cansados ou lentos, mas na verdade estão sendo privados de sono por causa dos modelos sociais.
Se se deixassem as pessoas que acordam tarde terem seus horários como elas querem, elas podem produzir mais do que as que acordam cedo.

Fonte:  Globe And Mail
Foto: TravelBlissful