Que tipo de texto que tem mais valor na Internet

Oi pessoal!
Muitas pessoas hoje tem sites e blog online, publicando uma quantidade bastante grande de informações, e a grande maioria destas informações são feitas em formato de texto.

 

 

Acontece que existem classificações de importância para textos na Internet afinal nem todo texto é igual. Por isso podemos ver sites que tem uma infinidade de textos mas que tem pouco acesso e outros tem quantidades as vezes bem menores receber mais acessos.
Volume evidentemente não significa qualidade, e as vezes nem mesmo quem tem uma grande quantidade de acessos tem qualidade. Está tudo relacionado a capacidade de conversão da informação, e isso pode significar muitas coisas, mas para simplificar, vamos dizer que para um texto ser conversor ele precisa ter uma utilidade para quem estiver acessando.

Os tipos de informação são facilmente identificáveis. Notícias diárias de assuntos que são apenas notícia em um determinado momento e deixar de ter importância no dia seguinte, são informações que a pesar de terem a capacidade de gerar "buzz" na hora que é publicada, após a data, deixa de ter a importância.

A capacidade de agregar ou não valor ao site sempre vai depender da qualidade da informação, e esta capacidade de qualidade que falo é no sentido de ter importância ou serventia para meses, e até em alguns casos, anos após sua publicação.

Existem informações que são atemporais, e conseguem sobreviver o tempo sem perder seu valor. Poemas, contos, histórias, e manuais de como fazer coisas.

Para entender o valor do que você publica em seu site, acesse uma lista de conteúdos que foram publicados 2 anos atrás e olhe. Veja se a grande maioria do conteúdo já perdeu seu valor, veja se o conteúdo tem algum motivo além da função indexadora para se manter online. Veja se alguém ainda acessa os conteúdos. Dependendo do tipo de site que você tem você vai descobrir que tem informações que são completamente ignoradas, assim como também vai encontrar algumas informações que são constantemente revisitaras. Estas informações revisitadas demonstram que tipo de informação tem importância.

Se o seu site depende muito das informações que perdem valor com pouco tempo de existência talvez seja melhor você repensar a linha editorial do conteúdo do website e inserir umas informações diferentes junto com o que já é publicado. Medir e analisar todos os dados possíveis é sempre bom e importante.

O principal objetivo de um site é ter a capacidade de funcionar bem com humanos, ou seja, publicar um conteúdo que agregue algum valo a vida de quem está acessando, sejam como entretenimento ou instrutivo. Isso não significa que outros tipos de informação não devem ser publicados, porém significa que você deve sempre tenta manter o equilíbrio entre os tipos de informações que são publicadas.

Não devemos esquecer que toda a estrutura da Internet é operacional a partir de conectividade e relacionamento de redes. Estas redes mudam ao longo do tempo e portanto o que vai sempre garantir acesso vai ser a capacidade de gerar e ter conteúdo relevante e importante. Não é uma questão de publicar ou não conteúdo, mas sim de entender o potencial real do conteúdo que você está publicando.

É claro que existem outros tipos e formatos de conteúdo, mas neste post decidi escrever principalmente sobre texto pois é o formato ainda mais utilizado.

O que vocês acham? Já fizeram esta análise em seus sites? Que conclusão vocês chegaram?