Quanto tempo leva para indexar no Google

O Google, assim como maioria dos sistemas de busca utiliza mecanismos automatizados para obter as informações sobre todos os sites na Internet. A velocidade em que uma notícia é indexada no Google pode variar muito. O que determina esta variação é a forma como o seu site se relaciona com o Google.

O Google fornece uma grande quantidade de informações que instruem todas as formas de manter seu site em comunicação com seu sistema. O Google utiliza ferramentas extremamente simples para manter-se atualizados em relação a todos os sites que estão indexados.
Instruções de periodicidade de nova verificações podem ser informadas, de fato, é possível manter uma comunicação de cada detalhe de seu site com o Google, por este motivo é tão importante entender as opções.

O Google verifica as atualizações de seu site periodicamente sem ser solicitado, mas é possível através de uma ferramenta chamada Sitemap  ou através do Feed RSS manter o sistema do Google atualizado em tempo real sobre todas as novas informações do seu site.

Isso significa que após o Google já ter todo seu site indexado, ele apenas verifica o conteúdo já indexado de tempos em tempos. Quando alguma atualização é efetuada, se você tem um sitemap em XML ou um Feed RSS cadastrado com o Google, as chances são grandes de que em alguns segundos seus sistemas estarão se atualizando sobre as publicações de seu site.

Não é só o sistema do Google que faz este tipo de verificação imediata, são vários sites, e todos podem ser atualizados praticamente em tempo real dependendo do tipo de estrutura e ferramentas disponíveis em seu site.

Se você colocar alguma ferramenta de monitoramento de IPs online em seu site, você vai conseguir nitidamente visualizar os sistemas de busca indexando suas novas publicações.

Em alguns casos o resultado pode ser tão rápido que uma noticia pode ser publicada e em menos de 5 minutos já começar a aparecer nos resultados de pesquisa.

Agora, se você tem um site que não utiliza as tecnologias necessárias, você não tem esta facilidade, somente se você disponibilizar um arquivo robots.txt na raiz do seu site instruindo o Google a voltar de hora em hora ou algo similar (não lembro qual período minimo agora). Claro que se o sistema de busca acessar seu site várias vezes e constatar que o site não tem atualizações constantes, ele vai passar a aumentar o tempo entre cada visita.

Outro fato importante é que cada página de seu site tenha um título e um endereço exclusivo, cada notícia, cada matéria, cada produto, cada serviço, e assim por diante.

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o quanto é importante poder depender e utilizar conceitos tecnológicos específicos para determinadas funções.

A Internet é um ambiente extremamente avançado, mas não deixe de perguntar para a sua empresa web sobre como eles vão colocar o seu site indexado, e principalmente não deixe de cadastrar seu conteúdo de forma correta na Internet, visando uma melhor comunicação digital entre sistemas e permitindo que todos os sistemas possam se manter atualizados.

Eu achei importante escrever sobre isso porque muitas pessoas acreditam que o Google descobre, de alguma forma que seu site atualizou e não entendem que na verdade existem mecanismos que precisam estar presentes em qualquer estrutura web que tenha como objetivo a indexação.

Até a próxima!