Qual Editor de Vídeos um Youtuber iniciante deve usar

Apesar de eu não ser um Youtuber famoso, nem sequer conhecido, tenho vários anos de edição de vídeos e já produzi uma enorme quantidade de vídeos, inclusive para canais de Youtube. Youtube é uma ferramenta fantástica, desde seu surgimento. Apesar das possibilidades de estar fazendo dinheiro com o Youtube diminuíu ao longo dos últimos 5 anos, ainda é uma das plataformas mais confiáveis para se publicar conteúdo, principalmente se o objetivo é publicar conteúdo com frequencia.

 

As barreiras do Youtuber Iniciante

Muitas pessoas pensam em fazer um canal de Youtube mas acabam não iniciando o projeto quando começam a perceber que existem algumas coisas que são necessárias para melhorar a qualidade do canal e facilitar a visualização do conteúdo pelo seu público.
É claro que é bom ter uma camera legal, mas muitas vezes, um Smartphone com um app de configuração de filmagem já serve, principalmente se seu celular for de última geração.
Outra questão importante é o áudio. Ter um ambiente mais silencioso é o ideal. Barulhos de fundo podem prejudicar a compreensão das falas do vídeo quando ele tem falas. É possível porem se adquirir um gravador por um preço razoavelmente barato, conectar um microfone bom no gravador e ter um resultado aprimorado, ou em segunda opção, usar um microfone diretamente no celular, existem microfones especialmente desenvolvidos para essa finalidade, portanto vale a pena procurar por microfones que funcionam específicamente em aparelhos mobile.
Agora, a parte que mais desestimula pessoa a fazerem vídeos é a edição do vídeo em si. Principalmente porque o editor mais conhecido no mercado de edição de vídeos é o Adobe Premiere que é um programa bastante complexo para começar, ele tem recursos de mais, e com isso, as vezes fica mais complicado de fazer algo simples no programa, e se acaba perdendo um bom tempo para aprender a usar ele. Outros programas como o Kdenlive, também são de certa forma complexos, principalmente quando você vai lidar com animações de textos, intros, e fazer algumas frecuras que vídeos de Youtube frequentemente oferecem.

Qual Programa de Edição de Vídeo pode fazer a diferença em produtividade?

Quando se trata de velocidade em obter um resultado final, com uma boa qualidade, e ter a disposição ferramentas de edição, transição, recorte, textos, etc, o Movavi Editor Plus é um dos programas mais eficientes.
Suas opções apesar de serem, para quem quer fazer algo extremo, um pouco limitadas, para a edição de vídeos para um canal de Youtube, o Movavi pode ser uma ferramenta de fácil operacionalização, com vários efeitos e opções pré-configuradas que permitem rápidamente colocar filtros, transições, até mesmo estabilizar a imagem, remover ruidos do audio, ou seja, ele tem um kit de ferramentas que ajudam a tornar a produtividade muito mais rápida. Em questão de uma tarde, você consegue, brincando, editar um vídeo completo e dominar as principais ferramentas do programa.

Claro que como todo programa, o Movavi tem algumas desvantagens, alguns efeitos simplesmente não tem controles, outro problema que eu particularmente considero gigante é que ele não é projetado para funcionar no Linux, então para conseguir fazer ele funcionar específicamente em maquinas Linux pode ser um desafio, mas é possível. Eu consegui fazer o Movavi funcionar perfeitamente usando o Lutris, por exemplo.

 

Movavi na Steam

Para finalizar, acho que vale também muito a pena comentar que o Movavi Editor Plus está disponível pela Steam, portanto se você utiliza a Steam para seus jogos ou outros aplicativos, lá você também pode encontrar o Editor e por um valor diferenciado.