Publicar ou não conteúdo

A ideia de publicar conteúdo assusta muitas empresas. Ter suas ideias e informações na Internet para todo mundo ver é ainda considerado um risco por muitos.
Eu sou da opinião de que publicar conteúdo na web é fundamental para qualquer empresa, independente da competitividade do seu ramo de atuação e vou explicar por que.

Independente do seu ramo de atuação, geralmente o trabalho ou serviço desenvolvido tem sempre peculiaridades, sejam estas regionais, ou até mesmo o modo de operar, além da motivação. Só isso faz com que seu trabalho seja original e exclusivo. Publicar conteúdo com os valores personalizados da empresa é em si um diferencial que dificulta que os concorrentes mais ávidos possam replicar de forma convincente o trabalho.

Existe também o temor do plágio, ter as idéias copiadas por outros sites, e isso é realmente um problema grave que a Internet não pode resolver, mas também não é motivo para evitar de publicar conteúdo. Se o seu site tem uma estrutura de publicação de conteúdo otimizada para se comunicar com os sites de busca, estes sistemas irão facilmente identificar o endereço web do qual originou o conteúdo e punir os sites que estão meramente fazendo copias.

O conteúdo não precisa ser absolutamente completo, principalmente do ponto de vista de um concorrente conseguir obter uma ideia geral do que está sendo desenvolvido, o conteúdo deve ser na verdade focado e planejado para atingir possíveis clientes, assegurar que os visitantes que estão de fato procurando pelo produto ou serviço desenvolvido possam de fato decidir contratar ou adquirir o produto.

Existem também as pessoas que estão apenas buscando informações na Internet, e mesmo que encontrem seu site, não existe o que você possa fazer para convencer estas pessoas de se tornarem seus clientes, pois não é este o motivo da visita. Se preocupar com isso é um estresse desnecessário.

Chegar primeiro pode representar estar na frente em muitos níveis na web, portanto, empresas que querem colocar seus sites online mas tem receio do que publicar devem na verdade elaborar um planejamento de marketing de conteúdo, onde as informações principais estão presentes no site para assegurar que possíveis clientes possam ser convertidos a partir da visitação online.