Projeto interativo de monitoramento completo dos oceanos pela Internet

É fato que os oceanos da terra são fundamentais para a vida como a conhecemos, porém acaba sendo também fato que sabemos pouco demais dos oceanos. Os oceanos são um sistema interativo que participa de vários processos, desde a interferecia solar quanto a interferência das placas tectônicas. É estimado que exista uma massa de vida no fundo dos oceanos tão volumosa quanto a massa viva que observamos na superfície. Só de se pensar nisso já é bastante impressionante.

Hoje não temos dados e informações completas de todos os processos e portanto temos grandes deficiências em compreender o que representa de fato os oceanos em nossas vidas.

Um projeto apresentado no TED por John Delaney pretende resolver todos estes problemas.

Com uma estrutura robótica capaz de exercer uma grande quantidade de funções, será possível desenvolver várias  pesquisas e estudos. O sistema irá utilizar a internet para transmitir seu sinal com fibra óptica especial, permitindo mais de 4TB por segundo. Cameras em HD e sensores de todos os tipos estarão a disposição e em operação constante de coleta de dados.

No fundo do oceano existe uma grande quantidade de micróbios, entre outras formas de vida das quais sabemos muito pouco ou absolutamente nada. Com as ferramentas disponibilizadas no projeto, será possível fazer analises apuradas de várias formas e sobre os milhões de aspectos que fazem parte deste sistema mega complexo.

A própria estrutura oceanica, seus eventos e suas atividades precisa ser monitoradas de forma detalhada para assegurar a compreensão do nosso planeta por nós.

A urgência de termos um projeto como este posto em ação é fundamental para a sobrevivência da especie.

É possível que muitas das informações que estão nos oceanos revelem mais sobre os nossos antepassados, explicações sobre a evolução da forma de vida na terra, e principalmente a compreensão aprofundada nos vários sistemas que interagem complexamente e que interferem diretamente com o planeta.

A capacidade de coletar informações de forma massiva através das novas tecnologias da internet possibilita que o feed das imagens em alta definição possam ser retransmitidas pela internet até para celulares com conexão a Internet.
E pra finalizar, o custo ambiental do projeto é estimado baixo impacto uma vez que grande parte da tecnologia será ativada através de fontes de energia sustentáveis e de fontes naturais como o sol  o vento e a água.

Fiquei bastante impressionado com alguns aspectos da proposta, acho que a principal é que devemos conhecer mesmo os nossos oceanos, e sem dúvidas, quanto antes melhor.
Enquanto existem recursos, devemos direcionar estes recursos a pesquisas e obtenção de informações que assegurem nosso futuro.
Hoje a população com fome e sem acesso ao mínimo básico está crescendo, e entender um dos maiores sistemas de suporte a vida na terra talvez seja uma das formar de encontrar soluções aos nossos problemas.

Outro fato que merece observação é a forma como está sendo proposto o acesso aos dados e imagens, com abundância e através de uma tecnologia que deverá ficar cada vez mais descomplicada e acessível para todos.