Português incorreto pode atrapalhar seus negócios online

Eu sei que eu não sou a melhor e mais indicada pessoa para falar isso porque é seguido que erro sem querer alguma palavra quando digito. Felizmente tenho revisado meus textos muitas vezes antes de publicar, o que está me ajudando a minimizar os erros de escrita.

Quando a gente acessa um site na Internet, independente do produto ou serviço que está sendo oferecido, toda a comunicação e transparência do site está traduzida através dos textos. Na verdade os textos em um site tem uma importância muito maior do que maioria das pessoas imaginam. Os textos alem de serem a forma como as pessoas conseguem entender e aprender sobre o que a empresa desenvolve também são a forma como o endereço do site e seu conteúdo são avaliados na Internet por sistemas de busca e de indexação.
É claro que sites com mais gírias e textos incorretos podem perder vantagem relativa a outros dependendo de qual é a proposta do site.

Se você tem uma empresa séria, você vai querer que os textos de seu site, que representam o que você faz e produz sejam os textos mais claros e compreensíveis quanto for possível. Você vai querer que quem acesse o site de sua empresa consiga entender de forma fácil e rápida exatamente qual o objetivo da empresa, quais as funções e opções do produto e quais os termos dos serviços.

O português é uma linguagem complexa e existem várias maneiras de se falar a mesma coisa, e somente alguém com um vocabulário diferenciado tem a capacidade de produzir um texto que realmente facilite a comunicação entre sua empresa e os visitantes de seu site.

Ser formado em letras ou jornalismo não é uma comprovação de resultados para este ofício. Em minha experiência a frente do desenvolvimento de vários sites desde 1998 pude presenciar coisas incríveis e horrendas nas páginas dos clientes. O complicado é entrar em contato para informar do erro sem constranger o cliente.

Geralmente empresas colocam a comunicação do site nas mãos de estagiários ou funcionários que nem sempre são os mais qualificados da empresa para gerar o conteúdo, os resultados são perceptíveis e frustrantes. Para conseguir articular uma comunicação eficiente com os visitantes do site é necessário em primeiro lugar uma ampla e infinita compreensão sobre o tópico que será trabalhado, independente de ser serviço, produtos ou arte, saber transmitir a informação para o público desejado é um trabalho que exige dedicação.

Existem sempre peculiaridades sobre o que a empresa desenvolve que podem ser o seu maior potencial de indexação na internet, estas informações precisam ser identificadas e exploradas por todos os aspectos possíveis.

Se você é diretor de sua empresa, comece a acompanhar mais de perto a produção do material de comunicação de sua empresa, revise o conteúdo antes de ir pro ar, e sempre que possível aproveite todas as oportunidades para explicar com profundidade o posicionamento da empresa e a preocupação com determinados pontos chave que já são identificados em outros departamentos como elementos que clientes em potencial sempre estão buscando.

Estamos na fase da Internet onde a competição se torna entre quem tem o maior e melhor acervo de informações ganha.
Ser competitivo na Internet é também investir forte em produção de conteúdo de qualidade. Desta forma você consegue obter resultados interessantes em seu web site, maior número de acessos, maiores conversões em clientes e a sua presença na comunidade virtual começa a ser percebida de uma forma mais valorizada, afinal se o seu conteúdo é exemplar para o que você se propões só podemos esperar um serviço ou produto exemplar da empresa.

Para ilustrar o que estou querendo transmitir, capturei algumas imagens para compartilhar com você.
Veja este material de comunicação e pense sobre como o seu site pode ter esta aparência para o seu cliente.

 

Já pensou? Seu site com um erro gritante desta forma pode fazer com que a pessoa que seria cliente jamais retorne, mesmo que o seu trabalho seja o melhor do mundo. A primeira impressão em maioria dos casos é a que fica.

 Como eu mencionei acima, existem várias maneiras de passar a mesma ideia, a forma como você expressa a informação gera resultados diferenciados nas pessoas que estão na dúvida sobre contatar ou contratar sua empresa.

 

A melhor das intenções pode ser totalmente ofuscada pelo português incorreto. As pessoas podem simplesmente esquecer do contexto da informação e focar apenas na forma como a linguagem é utilizada, e principalmente focar nos erros de português.

Enquanto as pessoas se apavoram, ao mesmo tempo os sistemas de busca não indexam seu site pela palavras que eram para estar escritas mas não estão. Os sistemas indexam o conteúdo que existe, e se neste houve erro, seja de digitação, ou até mesmo da construção das frases, os sistemas de busca vão apenas indexar e arquivas o conteúdo que estiver presente.

Ninguém que procura por algo afrodisíaco vai encontrar um site com o texto "a flor de zíaco ".