Por que a liberação total da Internet nas campanhas políticas é importante

Sempre fui a favor da utilização da internet para muitas coisas, pois é  o ambiente mais livre que existe, e para poder debater e ter sua própria voz, é o melhor lugar. É a única midia onde uma pessoa totalmente desconhecida tem a oportunidade de se comunicar com o mundo todo.

Um Espaço Democrático de Verdade

A Internet, diferente de outros lugares e outras midias, é um espaço realmente democrático, onde qualquer um pode expressar sua opinião. Na Internet todo mundo pode escolher, e ninguém é obrigado a nada.
As más idéias são rápidamente identificadas, e qualquer tipo de sacanagem ganha ampliação pelos próprios usuários.

Através da internet as pessoas podem, de forma fácil, acessar informações, vídeos, textos, documentos, que podem ajudar a formar sua decisão. Além disso, todos podem comentar, indicando, ou apontando falhas.

Internet promove debate de forma fácil

Hoje todos os sites de web 2.0 possibilitam que seus usuários expressem amplamente sua opinião de inúmeras manerias. Sites como o Youtube, Vimeo, DailyMotion, BlipTV, etc, candidatos poderão postar videos, e seus vídeos poderão ser disseminados em blogs pelo mundo todo pelos apoiadores, ou até por críticos através da ferramenta de incorporação, além de usuários poderem postar respostas, seja em texto, ou até mesmo em vídeo, usuários vão poder avaliar com uma nota de 1 à 5 (estrelinhas) e até mesmo indicar o vídeo como Favorito, fazendo com que o video apareça na página de seu perfil, além do proprio site exibindo uma listagem dos vídeos mais visualizados do dia, semana, e os mais discutidos, é um exlente lugar para divulgar uma idéia e ter esta idéia ampliada pelos próprios usuários.

Em redes como o Twitter, candidato poderão montar uma base de seguidores, e cada twitada poderá ser retwitada(RT) pelos usuários, que neste ponto passam a ser apoiadores, colocando seu nome, e sua credibilidade em seu grupo de amigos, para divulgar uma idéia ou informação.

Bloggers em centenas de lugares, poderão bloggar e discutir sobre seus candidatos, e maioria dos blogs tem espaço para comentários, promovendo debates abertos.

Linha direta com o candidato

Ao se tornar ativo em uma rede social, seja qual for, o candidato estará se expondo, e estará na verdade abrindo um canal de comunicação direta com os usuarios da rede, afinal, ter uma conta em alguma rede social é ter um canal de duas vias, que envia e que recebe.
Evidentemente estes candidatos poderão de forma muito eficiente, poder determinar o que seus eleitores realmente consideram importantes, e poderão, se forem espertos, promoverem debates e montar uma boa estratégia de campanha a partir das ideás e necessidades de seus apoiadores.

Coleta de dados importantes

Aravés da internet, os candidatos poderão analisar todos os dados de acesso de seu site,  e processar todas as mensagens e informações que serão enviados pelas redes sociais, então será muito fácil para uma boa gestão de realmente dar ouvidos e dar atenção para seus apoiadores.
Através dos dados coletados dos acessos ao site, o candidato pode saber quais assuntos estão chamando mais atenção ou menos. Vão poder saber de qual localidade estão vindo os acessos, dessa forma identificando as redes que estão sendo mais receptivas, alem  de saber o tempo online no site.

Candidatos melhores

Candidatos precisam se esforçar MUITO para conseguirem o respeito necessário para obter o apoio desejado na web.
Não é só dizer que fez 10 mil projetos, mas sim mostrar o teor dos projetos. Na internet, tudo pode ser avaliado então, não tem como disfarçar, tudo precisa ser comprovado, e tudo será constantemente avaliado.

Conciderações finais

Para o povo, é muito melhor podermos ter uma eleição com uma campanhaque atinge onde podemos dar nossa opinião, para os candidato, é uma forma  barata de divulgar boas idéias e os candidatos com as melhores propostas tem mais chance de serem percebidos.
Eu vejo com muita alegria a notícia de que teremos uma campanha politica na internet.
Chegou a vez do povo realmente poder questionar, chegou a vez do povo poder debater de verdade !

Me lembro com vergonha das eleições passadas onde politicos idiotas tentaram bloquear o Twitter, e a própria legislação não estava atualizada com relação á internet. O politico poderia ter um site, mas o site nao poderia ter um Feed,pois o conteúdo não poderia estar em outros sites, colocar videos no Youtube, nem pensar, pensa que burrice! Cndidatos não poderiam ter orkut, esse tipo de coisa burra, que não deve se repetir nas próximas eleições.