Podcast: Mídia diferenciada com vantagens

podcast
Poder produzir conteúdo diferenciado na internet é uma vantagem.
Um formato muito interessante que está cada vez mais sendo explorado por inúmeros tipos variados de sites é justamente o PODCAST.

O QUE É O PODCAST?
Podcasts são um tipo diferenciado de mídia, programas geralmente de arquivos de audio.  Nestes programas é possível transmitir conteúdo diferenciado e é possível se encontrar todo tipo de informação disponível neste formato.
FORMATO:
Os arquivos de audio são geralmente em formato MP3 garantindo desta forma uma maior conectividade e acessibilidade, já que todos os computadores e até aparelhos eletrodomésticos podem ler o formato, sem esquecer dos MP3 players que são um aspecto muito interessante do Podcasting.
Dependendo do formato do programa, você pode diminuir a qualidade do audio para facilitar ainda mais o download, por exemplo, se o seu programa é constituído basicamente de entrevistas, ou papo, conversação, a qualidade do audio não precisa ser tão cristalina, geralmente estamos acostumados com uma qualidade baixa de audio em radios AM, e até mesmo os telefones.

No caso de apresentação de audio, é possível gerar arquivos de MP3 em qualidade melhor justamente para as músicas ficarem similares ou iguais a qualidade de CD. O complicado é que não se pode e nem se deve pegar qualquer música de qualquer artísta, lembrando que você vai estar disponibilizando este arquivo para download, é preciso a autorização do artista para permitir que você disponibilize a musica para download.
Também existem os PodCasts de vídeo, que rodam em Mp4s.
Sem contar que o PodCast também pode ser em formato de vídeo, neste caso existem vários formatos, desde mpeg até o próprio flv.

O PÚBLICO
O público ideal para o Podcast são os internautas que gostam de ficar ouvindo alguma informação enquanto leem ou trabalham, usuários de internet que possuem Mp3 Player, ou até mesmo celulares podem fazer o download do arquivo e ouvir em seu caminho para casa ou para a faculdade.
O interessante é que você pode colocar um grupo de informações em audio, ou vídeo e tornar estes arquivos para audição ou exibição offline. Então se você tem um público e gostaria de dar uma opção para seu público levar um pedacinho do seu conteúdo para o mundo offline, com o podcast você pode.

AS VANTAGENS
Por ser um tipo de mídia diferenciada, existem diretórios diferenciados para listar e indexar estes arquivos, e isso de certa forma da uma vantagem para seu site tornando seu conteúdo disponível em lugares diferentes.
Veja alguns diretórios de PodCasts talvez você até conheça algum:

ITunes - Este maioria das pessoas conheçe, o Itunes oferece um software e te permite acessar podcasts  de todo mundo, você pode baixar os podcasts e colocar eles em seu Ipod ou mp3 Player com fácilidade.
PodCast Pickle - Um diretório enorme com centenas de milhares de podcasts de todo o mundo, em várias linguas cobrindo maioria dos assuntos.
PodcastDirectory - Mais um imenso diretório de podcasts com centenas de milhares de podcasts de todo mundo.
PodCastAlley - Um enorme diretório muito bem desenvolvido e fácil de navegar com uma listagem gigantesca de opções bem organizado em categorias.

Na verdade existem centenas de diretórios de podcast por toda internet, e centenas de tópicos e utilidades.

OPÇÕES DE TRANSMISSÃO
Muitas empresas não conseguem ver a vantagem real de um podcast, ou não conseguem se imaginar fazendo um podcast, mas a verdade é que o podcast é adaptável á todos os tipos de assuntos.
Por exemplo, uma gravadora pode utilizar o podcast para fazer um showcase dos seus artístas e ainda passar algumas informações adicionais sobre os mesmos.
Escolas, faculdades e universidades podem utilizar a ferramenta para transmitir paletras gravadas, debates e até mesmo material complementar do que é disponibilizado em sala de aula, além de transmitir agendas e outras informações de cursos similares e vagas disponíveis.

Jornais e revistas podem criar programas falando sobre seu conteúdo  e até mesmo gerar entrevistas e materias exclusivas através do podcast, reforçando sua presença na internet e disponibilizando uma mídia digital de fácil produtividade.

Empresas podem criar podcasts para transmitir informações das ultimas notícias de sua empresa, ou de produtos em oferta, e até mesmo apresentar seus funcionários e a política da empresa através dos podcasts.

O INVESTIMENTO
Para se criar um podcast, principalmente em formato de audio é extremamente de baixo custo, você pode contratar uma empresa para fazer suas cortinas de entrada e saida da programação e gravar seus podcastas até em casa ou no escritório.
Não existe a necessidade de uma mega produção e o objetivo é ser algo realmente simples sem muita frescura.

Se você ainda tem alguma dúvida se deve iniciar um podcast para sua empresa ou site, certamente a resposta é sim. Mas se você nunca ouviu um podcast, é interessante você aproveitar um tempinho de dar uma navegada nos exemplos de diretórios citados acima, faça o download de alguns podcasts e veja como o pessoal está fazendo, preste atenção na agilidade de comunicação de alguns, no tempo de play de cada, e principalmente no formato em que os podcasts são construidos.

Se houver alguma informação adicional, ou se você tem um podcast, nós gostariamos de conhecer seu podcast, quem sabe ele até não vira uma matéria aqui no site.
Coloque seu podcast nos comentários que teremos o prazer de ouvir.