Plugin Anti-Spam para comentários no WordPress

Algum tempo atrás eu escrevi sobre um plugin que disponibiliza um Captcha que precisa ser preenchido para que o comentários seja enviado para o site ou blog em WordPress.
Evidentemente de tempos em tempo o Captcha parece perder o efeito e os spams começam a entrar no site novamente.

Como muitos de vocês sabem o WordPress envia uma mensagem de confirmação para cada comentários recebido, esta mensagem contém conteúdo completo do comentário. Os spammers utilizam esta funcionalidade do WordPress para gerar emails que serão enviados para os endereços que eles quiserem, independente do endereço, uma mensagem de confirmação será enviada, e o email que estiver cadastrado irá receber uma cópia deste comentário.
Spammers fazem os comentários com o objetivos de enviar uma determinada mensagem para um determinado endereço. Ao inserir o comentário no seu site, o email é enviado para o endereço determinado.

 

 

Existe um plugin com uma estratégia totalmente diferente para acabar com o spam, e para mim tem se demonstrado, pelo menos inicialmente eficiente.

O sistema gera um campo de confirmação, e o titulo do campo pode ser alterado, sem confirmar o campo, o formulário não segue adiante, o fato de você poder alterar o título deste campo é muito interessante, afinal se algum robot descobrir como solucionar o problema do campo, que é na verdade um checkbox, é só trocar o nome do campo.

Outra verificação diferenciada que o plugin faz é gerar um campo invisível, o qual somente um robô poderia identificar e preencher, e quando este campo é de fato preenchido, certamente não é um humano, e portanto o conteúdo nem é enviado.

 

Esta combinação de estratégias é bem interessante pois impede que maioria dos bots consigam submeter o formulário.

Espero que gostem.

Confiram:

Growmap Anti Spambot Plugin

Se você já utilizou este plugin e teve algum problema, por favor comente abaixo.
Caso você esteja experimentando pela primeira vez e está achando eficiente, comente como está sendo sua experiência.