Performances trazem interação entre público e artistas na Bienal Internacional de Curitiba 2013

Com uma proposta de aproximar arte e comunidade, a Bienal Internacional de Curitiba 2013 traz obras nas quais artistas apresentam seus trabalhos através de performances artísticas sob curadoria de Fernando Ribeiro.

bienal-curitiba

É o caso da canadense Martine Viale que utiliza a linguagem corporal em atuações nas Estações Tubo. Seu trabalho explora o trânsito destes espaços para interagir com as pessoas, criando um diálogo único e sutil. É uma arte que transforma um momento cotidiano em uma experiência nova e diferente. O trabalho da artista se concentra no processo de ação, na corporalidade que se estende para o espaço e o tempo. Seu trabalho já foi exibido, entre outros, no Festival Internacional de Arte Performática de Chipre (Nicósia, Chipre, 2013), Festival de Arte Performática Visualeyez (Edmonton, Canadá, 2012) e na Bienal de Arte Performática ao Vivo (Western Front, Vancouver B.C., 2005).

Na Feira do Largo da Ordem, o pesquisador e professor baiano Zmário, que produz performances artísticas há 15 anos, provocará os passantes com um cenário muito simples: uma mesa e duas cadeiras. Ali ele criará situações comuns como servir um café, jogar cartas, dialogar a partir da leitura para chegar à sua obra de performance, que surge aos poucos, com a relação entre as pessoas e o artista. Atuando com performance, pesquisador e professor, Zmário possui uma produção de 15 anos em performance art. Entre as participações em festivais de performances no Brasil e no exterior, destacam-se o Festival Performance Arte Brasil, MAM-Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro-RJ, 2011), Performance Corpo Política e Tecnologia, UNB (Brasília-DF, 2010) e Zonadeartenacción, Festival de arte de ação, CCEBA, (Buenos Aires, Argentina, 2010).

Na Galeria da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná) será exibido um vídeo de autoria da artista australiana Jill Orr, com participações em eventos importantes como a Bienal de Veneza e o Festival de Arte e Performance de Melacca (Malásia). Orr recebeu muitos prêmios do Australia Council, Arts Victoria and Vic Health, além do título de Doutora pela Universidade Monash, Melbourne, em 2013.
A Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente receberá a performance“Meditação para o Mundo” do jovem artista curitibano Angelo Luz.  Sua obra é resultado de pesquisa que parte do diálogo do seu corpo nu com o ambiente refletindo sobre a beleza do corpo e do ambiente. Jovem artista da performance e extremamente atuante em Curitiba, possui uma pesquisa e produção que parte do diálogo do seu corpo com o ambiente. Entre suas principais exposições e mostras destacam-se: Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013),  Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013).Suas principais exposições e mostras foram no Frankfurter Buchmesse (Frankfurt Am Main, 2013) Eulengasse (Frankfurt Am Main, 2013),  Fundació Antoni Tàpies (Barcelona, 2013), Museu de Arte da UFPR (Curitiba, 2013).

No MON, Joseph Ravens realizará a inusitada performance duracional intitulada “Pinhão”. Os pinhões serão mastigados de forma a criar uma grande massa que será transformada em esculturas. Artista e diretor da Defibrillator Performance Art Gallery, suas performances são resultados híbridos do trânsito entre artes visuais, dança e teatro. Suas exposições estiveram na Semana Internacional da Arte Performática de Veneza (Veneza, 2012); e no Museu Zendai (Xangai, 2008).

A reconhecida artista performática curitibana Margit Leisner estudou Artes Visuais com aprofundamento em Performance Arte, na F + F Schule für Kunst und Mediendesign (Zürich). Suas performances partem de ações simples e se direcionam para a ressignificação do cotidiano, do espaço e do tempo presente. Questões que cruzam a vida e a arte, mas que nem sempre são vistas em sua completude, surgem no mais sutil fazer da artista.

A carioca Vivian Cáfaro tem formação em teatro e dança e arte-educação. Desenvolve uma pesquisa relacionada ao espaço da cidade por meio da cultura alternativa do parkour. Recontextualizando as práticas do parkour por meio da performance, o seu trabalho traça um novo olhar sobre o espaço urbano.

A japonesa Sakiko Yamaoka tem uma longa produção em performance art e um trabalho de relação com as pessoas. Desenvolve obras a partir de simples ações no espaço público, envolvendo, dialogando e relacionando-se diretamente com as pessoas. Questões relacionadas à migração e ao estrangeiro fazem parte de sua pesquisa e ganham um peso especial em sua primeira vez no Brasil.

Marco Paulo Rolla irá apresentar a performance “Esmagamento Sensível”, no Mercado Municipal, caminhando sob frutas e verduras, tocando um acordeon, em meio a uma sonorização no local. Este mineiro é um artista multimídia criador do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte e mestre em Artes (EBA-UFMG). Participou da programação de performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e ganhou o Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura (MAC-SP). Já participou de exposições coletivas no MAM-RJ, MAM-SP, Muu Gallery (Finlândia) e na Foundazione Pistoletto (Itália). Seus trabalhos encontram-se em coleções do Instituto Itaú Cultural (SP), Museu de Arte da Pampulha (BH) e Centro Cultural Inhotim (MG).

A organizadora do festival AVD - Encuentro de Acción en Vivo y Diferido, a colombiana Tzitzi Barrantes tem o espaço público como o horizonte e material de seu trabalho. É a partir da vivência desse espaço que suasperformances transformam seu corpo individual, privado, em um corpo público e político. No Passeio Público desenhará sombras.

A artista brasileira Maíra Vaz Valente vai realizar a performance"Transferência de Valores", que inicia com a coleta da água em baldes no chafariz da Rua XV de Novembro com a participação de voluntários previamente selecionados. O grupo irá caminhar até a Praça Osório carregando os baldes cheios. Com isso, pretende envolver a cidade por meio da mudança de percepção do cotidiano. Suas performances criam situações que brotam do dia a dia, nas ruas, na rotina das pessoas, convidando-as a fazerem parte de uma nova realidade, meiga e dócil, que seus trabalhos criam. A artista participou do Festival Performance Arte Brasil (Rio de Janeiro, 2011), Epipiderme (Lisboa, 2010), Semana Experimental Urbana (Porto Alegre, 2010), Horas Perdidas (Monterrey, 2010), entre outras.

A holandesa Ieke Trinks trabalha com materiais do dia a dia, como papel, madeira, banana ou mesmo com o que o público fornecer. Desenvolve ações que criam situações inusitadas a partir da desconstrução de conceitos cotidianos. Saindo da Praça da Espanha, percorrerá um caminho com um grupo de pessoas, todos grudados e andando de costas. A artista faz parte do coletivo Trickster e produz o PAE - Performance Art Event, em Rotterdam (Holanda).

Natural de Curitiba, Lauro Borges desenvolve investigações, pesquisas e orienta Técnicas de Percepção e Sensibilização Corporal. Entre suas participações estão: Isso! Eu Posso, Festival de Teatro de Curitiba (Curitba, 2013), Um LugarBienal Europeia e Latina America de Arte Contemporânea(Portugal, 2012) e Zênite, Casa do Brasil-Centro Cultural (Madri, 2011). As obras de performance do artista possuem sempre o desenho como suporte, o desenhar como ação ampliada para construir uma relação com as pessoas. Trabalhando com os mais diversos materiais, o desenho é acompanhado da fala, da conversa, da interação que aproxima o artista e o outro, transformando ambos em parte integrante da mesma obra.

 

Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás,BNDESVotorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

 

Serviço:
Martine Viale (Canadá)

Dia 29: 14h

Local: Estação Tubo Rui Barbosa

Dia 30: 17h

Local: Estação Central

Dia 31: 11h

Local: Estação Central

"Café com Zmário" (em busca do zen café)
Data:
 29 de agosto
Horário: 17h
Local: Praça Tiradentes
Data: 1 de setembro
Horário: 10h
Local: Feira do Largo da Ordem – Praça Garibaldi (Rua São Francisco, s/n° I São Francisco)

"The Sleep of Reason Produces Monsters" (Jill Orr)
Data:
 31 de agosto a 1º de dezembro
Galeria da APAP/PR (Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná)

Horário de visitação: 14h às 17h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado e domingo)

Local: Av. Jaime Reis, s/n Sala 07 I São Francisco

Tel.: (41) 3232-0408

Ingresso: Gratuito

www.apap.com.br

"Pinhão" (Joseph Ravens)
Data:
 1º de setembro
Horário de visitação: 15h
Local:
 Parcão do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 I Centro Cívico)
Tel.: (41) 3335-4400
Ingresso: Gratuito

“Meditação para o Mundo” (Angelo Luz)
Data:
 7 de setembro
Horário: 12h às 19h
Local: Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente (Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho)
Tel.: (41) 3352-7607

Vivian Cáfaro
Data:
 5 de outubro
Horário: 10h
Local: Rua Monsenhor Celso esquina com Rua XV de Novembro
Data: 6 de outubro
Horário: 15h
Local: Museu Oscar Niemeyer

 

Margit Leisner

Data: 6 de outubro

Horário: 15h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 I São Francisco)

Tel.: 3321-3310


Sakiko Yamaoka
Data: 
5 de outubro

Horário: 16h

Local: Brooklyn Coffee Shop (Rua Trajano Reis, 389 I São Francisco)

Tel.: (41) 3618-0388

www.brooklyncoffeeshop.com.br

 “Esmagamento Sensível” (Marco Paulo Rolla)
Data:
 5 de outubro
Horário: 11h
Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 I Centro)
Tel.: (41) 3363-3764

Tzitzi Barrantes
Data:
 8 de novembro
Horário: 16h
Local: Passeio Público

"Transferência de Valores" (Maíra Vaz Valente)
Data: 
9 de novembro
Horário:
 11h
Local: 
Chafariz da Rua XV de Novembro

Ieke Trinks
Data: 9 de novembro
Horário: 15h
Local: Praça da Espanha

Lauro Borges
Data:
 10 de novembro
Horário: 14h
Local: Praça Generoso Marques

Redes sociais: FacebookTwitter e Youtube
Informações: 
www.bienaldecuritiba.com.br