Peixes Estrela morrem aos milhões na costa dos Estados Unidos

Peixes-estrela vem misteriosamente morrendo aos milhões nos meses recentes pela costa Oeste dos Estados Unidos preocupando biologistas que informam que as criaturas são chave para o ecossistema marinho.

Cientistas primeiro começaram a perceber as mortes em massa em junho de 2013. Tipos diferentes de peixe-estrela foram afetados, desde os mais selvagens até os que foram capturados de acordo com Jonathan Sleeman, direto do US Geological Servey's National Wildlife Health Center.

As espécies mais afetadas porém são Pisaster ochraceis e Pycnopodia helianthoides.

sea-star

Pycnopodia_helianthoides3DLC2005

Os simtomas que foram observados são de lesões brancas nos braços do peixe-estrela, as lesões se espalham rapidamente, resultando na perda do braço. Em poucos dias a infecção consome o corpo inteiro da criatura e ela morre.

Populações inteiras foram dizimadas na costa do estado de Washington e no estado de British Columbia no Canada. O indice de mortalidade está estimado em 95 porcento.

Existe suspeita que seja uma patologia, como por exemplo um vírus ou uma bactéria que está infectando as criaturas e comprometendo seu sistema imunológico - disse Pete Raimondi, diretor do departamento de ecologia e biologia evolucionária, na University of California, em Santa Cruz, CA para o AFP. - As criaturas ficam mais suscetíveis a bactérias e causa a segunda infecção que gera os estrago que esta sendo observado.

O evento não é isolado, já foram vistas infecções similares nos Estados Unidos.

Em um esforço para descobrir o que está acontecendo os cientistas estão coletando especies e levando para o laboratório par analise fazendo sequenciamento genético para descobrir se é uma toxina ou uma infecção.

Fonte: Raw Story