Padronização de navegação e visualização de sites

Site sem padrãoNa internet, você pode achar que não, mas cada vez mais o design de sites se encaminham para uma padronização. Evidentemente padronizar não significa deixar tudo igual, mas ter pelo menos um mínimo de bom senso com relação ás questões de onde posicionar os navgadores, como desenvolver e projetar as telas de um site.

A padronização visa principalmente a boa navegação, uma experiência tranquila ao usuário, independente do grau de experiência com a internet, ou se tiver alguma deficiência visual ou física. A Navegação deve ser possível, fácil e agradável para todos.

Eu sei que muitos designers gostam de "viajar" e criar menus e botões "hiper-ultra criatívos",
ou que as vezes a forma como o cliente organiza os itens é um pouco "esquisita", mas tudo é possível ser apresentado organizadamente, basta estudar o caso, ver outros casos similares, ver possíbilidades, pois sempre, e isso é verdade, sempre há uma solução aplicável.

Menus (navegadores) Mal feitos: A principal função de um menu em um site é direcionar o visitante para o que ele (o visitante) procura. Então é uma peça fundamental do site, que deve funcionar perfeitamente e ser totalmente fácil de se identificar. Colocar imagens esquisitas, que não dizem nada, ou textos que não descrevem o que será visualizado são um problema, colocar menus em locais de difícil acesso, ou em locais "secretos" ou até mesmo textos de lado, ou de cabeça par abaixo não são uma boa alternativa.

Tampax fez um site assim, vejam como é dificil navegar no site por causa do menu.
http://www.tampax.com/home.php

Padrão de cores - O olho humano é muito sensivel a cores, e se você não é deficiente visual, as cores de um site podem se tornar um problema.
É sempre importante pesquisar um bom padrão de cores para seu site, evitar sobrecarregar de imagens, e acima de tudo manter um relacionamento saudável entre as cores do site.

Vejam este site que chega a dar uma dor nas vistas:
Accept Jesus

Existem sites e ferramentas que você pode utilizar para criar padrões de cores para seu web site.
Veja algumas disponíveis na web:
Web Color Scheme generator
°[ws] Color Scheme Generator 2
°ColorCombo
°Adobe Kuler OBS: Precisa ter o último Flash Player

OBS: Maioria dos citados acima exibem o código hexadecimal das cores, tornando 100% apurado a cor que será exibida.

É só procurar que em menos de 5 minutos você pode encontrar várias ferramentas das mais variadas opções para gerar uma paleta de cores agradável.
Existem também softwares a venda com este tipo de função, como por exemplo o ColorSchemer

Quando você faz uma lista de itens, o que se espera é pelo menos um mínimo de padronização, ter imagens de diversos tamanhos uma do lado da outra, ou textos pequenos misturados com textos grandes, ou coloridos, dificultam a navegação, quando se faz uma listagem por exemplo, sempre se busca uma armonia visual nas imagens que estarão listadas juntas.

Não é necessário que tudo seja exatamente igual, mas ajuda se as imagens estiverem niveladas, com o mesmo tamanho ou mesma largura, que se tenha um atributo 'alt' ou um 'title'. Até nomear as imagens de forma que relacione elas com seu conteúdo é importante para os sites de buscas, que podem gerar um grande número de acessos em seu site só porque a imagem que você disponibilizou tem um título descritivo bom.

Veja o site LongCycle - Além de ter um menu do lado esquerdo em frames, o menu é extenso demais, e o texto do menu força um scroll para o lado, realmente muito ruin de visualizar e navegar. Além disto, as imagens disponibilizadas á direita do frame são cada uma de um tamanho, não há padrão nenhum, e isso torna a visualização extremamente desagradável.

É sempre importante visar a melhor experiência do visitante, buscar um menu simples mas eficiente, que seja descritivo com relação ao conteúdo que ele está linkando, fazer com que este menu seja fácilmente identificável, e que seja fácil utilizar.

Eu sempre costumo apresentar o site da Adobe para meus clientes, o menu apresentado aqui é rápidamente identificável, fácil de útilizar e os títulos são totalmente descritivos sobre o que se vai encontrar ao clicar em cada intem.

Outro site que tem um menu bastante formidável é o Apple.
Outro exemplo bastante interessante é o menu da Sony.

Também tem o site das Americanas que exibe uma forma legal de colocar bastante conteúdo á disposição diretamente do menu.

Se alguem tem alguma dica de menu interessante, por favor me mande, ou faça um comentário aqui no blog.