Padrão novo de criptografia para todos os disco-rigidos

hd_criptografadoOs principais desenvolvedores e fabricantes de Discos Rigidos (HDs) publicaram ontem (27/janeiro/2009) as especificações finais para um padrão unico de criptografia para o disco inteiro que poderá ser utilizada por todos os drives. Solid State Driven (SSD) uma aplicação administradora de chaves criptografadas. Depois de ativado, qualquer disco que utiliza sera lacrado sem a senha, e a senha será necessaria antes mesmo dos boots do computador.
As especificações do Trusted Computing Group (TCG) cobrem equipamento de armazenamento de laptops e desktops assim como niveis mais avançados de discos utilizados para servidores. (arquivo PDF abaixo)

Robert Thibadeau chefe de tecnologia da Seagate Technology disse que "isso representa comprometimento de interoperatividade de cada desenvolvedor de disco do planeta".

Quando um disco é desconectado, ou quando um laptop é deslifado, um USB removido, não poderá ser reativado e acessado a não ser que se tenha a senha.
Se você não tiver a senha, não haverá como acessar os dados, impossibilitando qualquer valor comercial que possa ter.

A idéia é que todo conteúdo no HD fique restrita á esta senha, porém, se você perder a senha do seu próprio HD você talvez não consiga nunca mais acessar seus dados.

Apesar de ser um sistema que cryptografa todo conteúdo no HD, não há nenhuma interrupção no I/O para converter as informações então não haverá nenhuma diminuição na produtividade ouo velocidade do computador.
Também não consome nenhuma energia adicional.

O TCG inclui marcas como Fujitsu, Hitachi GST, Seagate Technology, Samsung, Toshiba, Western Digital, Wave Systems, LSI Logic, ULink Technology e a IBM.

Em 5 anos todos os HDs serão produzidos com esta tecnologia sem cutar nenhum centavo adicional. Departamentos de TI poderão reconfigurar os drives apagando os dados com apenas alguns apertos de teclas.

Veja os padrões da TGC no PDF abaixo

tcg_storage_spec_release_final_jan_26_pm_09