Paciência Viva lança campanha Doe Seu Jornal

Com o slogan “Doe seu jornal, não custa nada, mas vale muito”, a ONG Paciência Viva lançou ontem, dia 21 de outubro, às 20h30min, no Bar e Restaurante Boteco do Rio Vermelho, uma campanha de coleta seletiva de papel jornal inédita em Salvador, com a participação especial do ator baiano Wagner Moura. O coquetel de lançamento tem o apoio dos restaurantes Santa Pizza, Ciranda, Bacalhau do Martelo, Colombo Pizzaria, Casa da Dinha e Boteco do Rio Vermelho. Na ocasião, serão apresentadas as peças publicitárias da campanha, bem como um panorama do Projeto Ação Reciclar mantido desde 2001 pela ONG Paciência Viva, um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos (plástico, papel, vidro e metal) destinado à geração de ocupação e renda, como também de conscientização ambiental.

displayPACIENCIA-200x300Serão implantados postos de coleta em grandes centros de convergência como shoppings centers, supermercados e postos de gasolina. O Shopping Piedade e o Salvador Shopping inicialmente serão os pontos de doação de jornais. A campanha conta com a parceria de grandes veículos de comunicação como o Correio da Bahia, Irdeb (TVE e Educadora FM), Band Bahia e Band News, Jornal A Tarde, Tribuna da Bahia, TV Aratu, Uranus 2, Central de Outdoor, além do Instituto Ecodesenvolvimento.

Sustentabilidade – Em 2005, com o apoio do Governo do Estado, o Projeto Ação Reciclar obteve uma melhoria operacional passando a coletar 25 toneladas de resíduos mensalmente. A venda deste material possibilitou custear as despesas administrativas do projeto e assegurar a remuneração dos agentes de coleta. Mas atualmente esta realidade é outra. Devido à crise econômica mundial e à conseqüente queda sucessiva nos preços dos produtos recicláveis (em média, 40% a menos), aliadas à baixa adesão da comunidade na doação de resíduos, catadores de lixo em todo o país vêm enfrentando muitas dificuldades para se sustentar. A meta da campanha da ONG Paciência Viva é coletar 80 toneladas de papel jornal por mês, de modo a viabilizar a formação de uma Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis e alcançar a sustentabilidade do Projeto Ação Reciclar.

Fonte: Paciência Viva

Acesse o site da ONG Paciência Viva