Os problemas que empresas vão enfrentar com a Media Social

É inegável que a media social transformou a Internet, e transformações neste segmento estão recém se tornando maduros no sentido de atingir a grande maioria dos usuários.
Enquanto de um lado temos empresas que enfatizam as vantagens de estar presente em todas as redes e todas as mídias, expandir e ampliar operações nestes segmentos, também podemos já constatar que existe uma nova problemática surgindo que alguns dirão que empresas não conseguirão dar conta.

O problema está justamente no que se considera vantagem. A comunicação.
De um lado temos empresas que querem se comunicar com o maior número de pessoas, temos empresas que realmente gostam de poder receber feedback das pessoas pela Internet, porém, a comunicação de duas mãos gera uma demanda de monitoramento e comunicação ativa da empresa que nenhuma outra media gera.
Cada vez mais vemos pessoas reclamando, e muitas vezes inclusive sem razão sobre problemas na empresa. Vemos que existe a vontade de pessoas se comunicarem diretamente com as empresas de maneira social, pela web, pelos perfis, pelas portas de comunicação que a media social oferece e estas opções nem sempre são monitoradas como os clientes gostariam.

De um lado temos empresas com poucas conexões e que consegue dar conta do volume de comunicação exigido, elas se sentem seguras e seus clientes também. Porém, é impossível conseguir uma comunicação de 1:1 com clientes, principalmente empresas que tem um número maior de conexões online. vemos isso claramente quando mandamos uma mensagem para um de nossos artistas favoritos pelo Twitter ou Facebook e não somos respondidos. É impossível alguém com 10 milhões de seguidores no Twitter responder a todos os 10 milhões de seguidores um por um caso todos decidam fazer uma pergunta.

Apesar de teoricamente não ser complicado monitorar as redes, o diálogo constante que este tipo de ferramente oferece pode acabar exigindo uma atenção maior, e por ser fácil qualquer pessoa criticar, veremos muitas pessoas publicamente falando mal de serviços, ou solicitando suporte através de meios de comunicação externos que não necessariamente fazem parte da estratégia inicial da empresa.

 

Algumas  opções talvez sejam interessantes implementar no planejamento estratégico de sua empresa.

 

1 - Monitoramento de notificações
Maioria das redes utiliza alguma forma de emissão de notificações, e em maioria, elas permitem a configuração do tipo de notificação, portanto sua equipe pode filtrar quais as notificações que realmente importam, além disso existem ferramentas gratuitas e pagas que permitem filtrar menções da sua empresa online, facilitando o processo de tomar conhecimento de que alguma comunicação ou feedback está ocorrendo.

2 - Agrupar tudo em um único local.
Apesar de existir dezenas de perfis da empresa, as vezes é interessante criar uma conta de email exclusivamente para receber atualizações das redes sociais, assim você recebe todas as notificações em um local específico, e mesmo que seja um grupo de pessoas administrando o sistema, assegurar que sua empresa consiga receber todas as notificações é fundamental. Portanto, se você esta pensando em participar com sua empresa ativamente de alguma rede, crie uma conta de email e relacione todos os perfis com este endereço para receber no mesmo local todas as atualizações que os sistemas como Facebook e Twitter oferecem.

3 - Filtre por melhores resultados
Se sua empresa está investindo em media social, porém o resultado em determinados patamares está beirando o nada, talvez a melhor opção seja  efetuar uma revisão de quais redes realmente vale a pena participar. Evidentemente as melhores opções sempre irão depender do resultado individual de cada perfil. As vezes para economizar recursos, e tempo investido, vale a pena se veicular inicialmente em poucas redes, escolher as melhores, escolher as que mais geram resultados.

É evidente que se uma empresa que tem 10 milhões de conexões receber uma mensagem de cada um contato, a dificuldade de responder a todos será um desafio grande.

Antes de ingressar em uma rede social é importante avaliar como esta rede pode agregar valor ao seu projeto, e ao mesmo também é fundamental analisar quais as ferramentas que esta plataforma está oferecendo.

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