Os problemas do Google com Android

Android, a famosa plataforma Mobile do Google está dando dores de cabeça para a empresa. O fato de grande maioria dos aparelhos mobile serem versões não oficiais do Android está causando perdas significativas de lucro para a empresa, uma vez que estas versões modificadas não possuem acesso ao Google Play, a loja oficial para Android.

android-logo

Para modificar este quadro o Google está lançando um programa de "Powered by Android" que essêncialmente significa que fabricantes de aparelhos Mobile precisam inserir um logo do Andoid e um texto, totalmente especificado pela Google nas telas de abertura dos aparelhos Mobile, mas não há incentivo nenhum para isso. O Google não oferece, pelo menos até o momento, nenhuma compensação para as empresas fazerem isso, pelo contrário, empresas que não colocarem esta opção na tela de abertura do aparelho quando liga, terão os aparelhos impedidos de utilizarem a Google Play, o que somente irá piorar o problema do Google.

Empresas desenvolvedoras de aparelhos mobile na China por exemplo não fazem questão de ter os Android oficial e preferem ter seus próprios Apps instalados, é o mesmo caso a Amazon, que distribui uma versão modificada do Android mas todas as opções de aplicativos são da Amazon para compra de livros, jogos e até mesmo um navegador próprio. Claro, para a Amaon não há vantagem alguma em vender aparelhos Mobile só para que os clientes comprem produtos que estão disponíveis na própria Amazon, serem comprados na loja do concorrente.

Para o Google, o problema é grave uma vez que 97% dos malwares em mobile estão diretamente relacionados com o Android, aparelhos mobile com o iOS e o Windows Phone não tem este problema, e é justamente as versões que não tem acesso ao Google Play que estão mais vulneráveis. Querer forçar sua marca nos aparelhos sem dar incentivo aos fabricantes apenas piora o quadro e aumenta o número de aparelhos com Android modificado.

Para o Google é necessário uma mudança radical na forma de fidelizar clientes, pois muito fabricantes que não decidiram se devem aderir aos Androids oficiais agora só tem restrições adicionais sem nenhuma vantagem, podendo ou seguir utilizando versões adulteradas do Android, o que é ruim para o Google, pois ganha muito menos com seu sistema operacional Mobile, e ainda aumenta a insatisfação de usuários Android, que não irão entender a diferença, apenas irão ter a percepção de que aparelhos com Android não são seguros e poderão inclusive acabar migrando para outras plataformas.

Felizmente algumas empresas de grande porte estão do lado do Google, como por exemplo a Samsung, mas o ideal seria que todos os aparelhos mobile tivessem Android oficial, e o Google vai precisar rever e mudar seus conceitos, gerando incentivos para que fabricantes tenham uma real vantagem em oferecer e declarar visualmente, na tela de abertura de seus aparelhos que o aparelho está com o sistema operacional Android.