Na quinta-feira, o Twitter sofreu um ataque causando um “denial of service attack”, estes ataques são projetados e orchestrados para tornar o serviço sobrecarregado, causando o serviço a não responder.
A equipe do Twitter logo agiu para se defender, e os ataques continuaram, atingindo outros serviços e empresas.
O Twitter agiu em conjunto com outras empresas para identificar e bloquear os ataques.
Aparentemente os ataques foram direcionados as contas do usuário e blogueiro "Cyxymu", com contas no Twitter, Facebook, Live Journal, no Blogger do Google e Youtube. O nome Cyxymu é de uma cidade na República da Georgia.
O chefe de segurança do Facebook, Max Kelly disse á CNET News "foi um ataque simultâneo em varias propriedades para tentar evitar que a voz do blogger fosse ouvida", "Nós estamos ativamente investigando as fontes dos ataques, e esperamos encontrar os indivíduos involvidos por tras dos ataques e tomar ação contra eles, se pudermos."
Os serviços de API e SMS tiveram de ser alterados e muitos usuários e clientes não estão conseguindo se comunicar com o API e usuários ficaram sem poder mandar Tweets por SMS, mas a equipe do Twitter vem trabalhando para regularizar o serviço.
Também foram informados no Status Blog do Twitter problemas para enviar mensagens e atualizações utilizando o navegador Firefox 3.5.
Certamente podemos esperar mais algumas instabilidades nos próximos dias onde o pessoal do Twitter estará providenciando as correções necessárias no sistema.
No Blog do Twitter foi postado que nenhuma informação postada no site será perdida, e que estão todos trabalhando para manter o serviço disponível da melhor forma possível.