Os antepassados do Gif Animado revividos em museu virtual online

Muito tempo antes dos sites especializados em animações em GIF, uns 150 anos atrás quando recem o filme estava sendo produzido, surgiram as primeiras animações estilo GIF Animado. Naquela época artistas dependiam de outras ferramentas visuais para gerar suas animações como o fenacistoscópio.

O fenacistoscópio foi oficialmente inventado no formato para vídeo por Belgian Joseph Plateau, e se trata de um disco que ao rodar gera o efeito de movimento. Os princípios do conceito do fenacistoscópio já haviam sido observados pelo matemático Grego Euclid e posteriormente Newton fez alguns testes com este princípio, mas foi Plateau que planejou e utilizou para gerar filmes.

Phenakistoscope

Richard Balzer é um colecionador de fenacistoscópios e aparelhos e ferramentas que geram animações. Ele começou comprando alguns aparelhos, e acabou se tornando um colecionador que agora tem uma casa inteira com centenas de ferramentas opticas. Nos últimos 5 anos Balzer tem digitalizado sua coleção e colocado em seu museu virtual, The Richard Balzer Collection. As imagens abaixo são alguns exemplos de animações que você agora pode encontrar online.

zoe-images_vivante-3951c

devil_tophat_HQ

phena_cornucopia_HQ

Certamente você já deve ter visto por ai estas animações, se não viu, confira o site.

http://www.dickbalzer.com/

Se você gosta de animações, você também vai gostar do BuzzFeed.