Orkut ou Não Orkut

Apesar das novas redes sociais terem dominado a internet, com o Hype gerado pelo Google Plus, Facebook e Twitter,redes sociais como o MySpace e Orkut ficaram prejudicadas. Claro que o Orkut continua crescendo, mas não está de fato trazendo para a Internet nenhum benefício.
O Orkut é um gigante em termos de informações. Em uma conversa alguns anos atras com a Aline da Rebelit, ela me disse algo que realmente faz muito sentido. O Orkut é um mundo separado, lá dentro tem de tudo, é possível achar praticamente qualquer coisa. Isso é ótimo. Um local com uma abundância de informações é sempre positivo.

O grande problema é que as informações que estão disponibilizadas no Orkut só podem ser acessadas por quem te acesso ao Orkut. Tudo que está armazenado dentro do sistema não é filtrado e nem gera resultados nos sistemas de busca na internet em geral. Não possível nem salvar os links de forma eficiente para compartilhamento em outros sistemas.

Por maior que seja a quantidade de informações dentro da rede social, elas não aparecem para quem não participa da rede e isso é um aspecto muito negativo.

Para indexação de conteúdo, do ponto de vista empresarial, investir dias, meses, anos em inserção e produção de informações para dentro de um sistema que limita o acesso pode ser uma perda de tempo tremenda, ainda mais quando o Orkut começa a perder cada vez mais o seu apelo aos usuários.

Eu por exemplo, encerrei minha conta no Orkut. Muito antes disso, eu já não acessava praticamente nunca o Orkut.
Se alguém se comunicava comigo por lá, deve ter percebido que eu não respondia.

E apesar de existirem centenas de milhares de forums, de discussões interessantes, e muita gente, o Orkut não tem a  Integração com o resto da internet que outros sistemas como o Facebook e Twitter tem.

Apesar do Google ser um gigante das informações na Internet, a sua presença nas redes sociais ainda é duvidosa, e o Google Plus não está fazendo a diferença em relação ao que já existe online nas redes sociais.

Minha conta do Google Plus está lá, mas até agora não achei grandes utilidades para ela, enquanto que o Facebook e principalmente o Twitter seguem sendo bastante uteis para mim.

Então pergunto pra vocês: Orkut ou Não Orkut?