Onde você está físicamente pode ajudar sua presença online

Uma das maiores preocupações para quem tem um site online é ter seu site acessado por possíveis clientes.
Eu seguidamente entro em sites de empresas que desenvolvem sites e usam como pretexto de venda do serviço de desenvolvimento do site a informação de que o site ficará disponível para o mundo todo.

Ter a quantidade de informações que seu site pode ter, disponível online para o mundo todo é algo realmente fantástico, mas dependendo do tipo de negócio que você faz, seu site ser acessado por alguém do outro lado do planeta pode ser irrelevante.

Se o site em questão é o site de um chaveiro, é bem possível que ter acessos até mesmo de uma pessoa da cidade vizinha já não seja tão interessante uma vez que o  acesso provavelmente não vai gerar uma conversão e esta pessoa talvez nunca utilize o serviço, a não ser que se mude.

Já é sabido que os sistemas de busca, principalmente o Google se valem de várias informações massivas para determinar a ordem de aparição da listagem de sites que são retornados para as buscas realizadas.

O que pouca gente percebe, e infelizmente, muitas destas pessoas tem sites profissionais na internet, é a importância de focar no aspecto regional de seu negócio.  Os resultados podem ser bem diferentes entre duas empresas do mesmo segmento no resultado de uma busca, dependendo de sua localidade. Vou explicar por que a seguir.

 

Como funciona?

Os mecanismos de busca contabilizam e analisam várias possibilidades com os dados que são coletados do site.
Os mecanismos também vão filtrar os sites dos concorrentes, dos sites que linkam para o nosso site, e dos sites que linkam para os sites dos concorrentes. Além disso sabemos também que a idade de um domínio também ajuda a valorizar a importância do site. Enfim, são inúmeros fatores que ajudam a determinar a relevância do seu site.

Um destes fatores é a localidade.

 

Quanto maior o território que uma busca indica, maiores são as chances de haver concorrência mais acentuada.

 

Se você faz uma pesquisa por "chaveiro", uma grande quantidade de chaveiros são localizados, e o sistema de busca vai tentar deixar disponível resultados que são pertinentes a sua região a partir do seu endereço IP. Porém, você não está determinando em sua busca a localidade, então este fator passa a ter um peso menor de relevância na lista de resultados que o sistema irá exibir.
Agora digamos que você faça uma busca mais regional, como por exemplo "chaveiros + rio grande do sul". Neste caso, você já começa a receber bem mais resultados regionais e as respostas das buscas as vezes podem mudar completamente dependendo da combinação de o que com aonde. E também existe a problemática de muitos dos sites por ai simplesmente não conterem informações de sua localização de forma indexável.

Podemos interpretar esta informação também de outra forma: quanto mais genérica a busca, menor a chance de encontrar uma resposta genuinamente regional. Quando as pessoas estão buscando por algum produto, e principalmente por algum serviço, encontrar serviços e produtos que estão em outros estados ou outros países pode não ser tão favorável quanto efetuar uma pesquisa pelo mesmo termo, mas incluindo o nome de sua cidade. Aí sim que estarão sendo filtrados os resultados mais relevantes.

Verifique seu site, e faça certo de que seu endereço exibe a cidade, descreva sua área de abrangência ou cobertura em seu site, e faça certo de que todos que acessarem seu site saberão a localização de sua empresa e as chances de aumentar a conversão de clientes vai aumentar, mesmo não tendo um aumento nos acessos do site.

É muito melhor focar em ter o seu site voltado para o seu público local do que ficar neurótico tentando aparecer em termos mais genéricos onde apesar de um volume maior de exibições, o número de conversão em clientes reais pode continuar baixo.

Claro que está dica não se aplica a todo mundo, existem sites que tem o intuito de atingir o maior número de pessoas quanto for possível, independente de sua localização, mas acredito que existam centenas de milhares de empresas que buscam apenas estarem presentes na internet de forma adequada e sem ter de gastar fortunas com isso.
Neste caso, focar e priorizar a região de atuação pode ser uma excelente vantagem.

Se existem muitos concorrentes no Brasil, existem menos no seu estado, e menos ainda em sua cidade.
Muito menos em seu bairro, e menos ainda na sua rua.  Dependendo do seu negócio, as chances são grandes dos teus vizinhos precisarem acessar seu site.