Onde aprender Inglês grátis na Web?

A globalização é algo real e já não há como fugir dela.

Ou, pelo menos, quem dela fugir, estará se abstendo de um mundo de possibilidades e acesso à informação. Estará "encapsulado".

E nesta globalização, principalmente no tocante ao mundo digital, o fato de não se saber Inglês transforma a pessoa em um "semi-analfabeto virtual".

A falta de tempo e também de dinheiro até podia ser uma justificativa plausível para  não aprender o Inglês, há uma década atrás, mas nos dias de hoje já não existe mais desculpa: são muitos os sites na Internet nos quais é possível aprender, estudar e praticar a Língua Inglesa, tanto escrita, quanto falada. Muitos deles, inclusive, de forma gratuita!

Então, mãos à obra! Abaixo, segue uma lista de alguns dos melhores destes sites.

Clica aí e carimba teu "passaporte para o mundo"!

English Central - neste site é possível aprender Inglês através de vídeos dos mais variados assuntos da atualidade, com um treinamento baseado nos mesmos depois. Lá também é possível aperfeiçoar sua pronúncia com um acompanhamento online constante. A parte mais interessante é que é possível registrar-se no English Central tanto como aluno quanto como professor. Professores podem criar comunidades com seus  alunos e compartilhar vídeos e exercícios com cada aluno, separadamente, ou com todos ao mesmo tempo. É possível também assinar os cursos pagos - e de baixo custo, no English Central, mas o usuário gratuito já é brindado com uma excelente oportunidade de aprendizagem!

Livemocha: este é um site realmente interessante, onde são criadas comunidades do Mundo todo e pode-se aprender ou ensinar as mais variadas Línguas. Professores podem se voluntariar para serem revisores. Alunos podem estudar um idioma e também ensinar o seu para estrangeiros. Exercícios de fixação, exercícios em grupo, auxílio particular e um blog muito informativo são alguns dos predicados do Livemocha! Vale muito a pena conferir e, quem sabe, aprender outras Línguas, além do Inglês!

English, Baby!: neste aqui, além das lições grátis diárias, pode-se entrar em salas de chat, divididas por assunto e nível de fluência, aonde pode-se conversar com pessoa do mundo todo, nativos das mais variadas Línguas em busca de um objetivo comum: aprender Inglês. No English, Baby! também é possível participar de fóruns, preencher seu perfil e adicionar amigos, como nas demais Redes Sociais, fazer testes de Inglês, baixar áudios MP3 de Inglês para "treinar o ouvido", e muito mais.

englisch-hilfen.de: focado na parte gramatical do estudo da Língua Inglesa, o englisch-hilfen.de é um site originalmente desenvolvido para Alemães estudantes do Inglês. Mas o site tem a versão em Inglês (que é a apresentada aqui) e é de extrema importância para aqueles que primam pela perfeição e desejam não só aprender a se comunicar bem em Inglês, como também adquirir amplo domínio da Norma Culta da Língua. Pode-se dizer que este site complementa os outros, que são mais dinâmicos e interativos, oferecendo testes e exercícios gramaticais, que são efetuados online e nos quais o alunos, assim que termina sua tarefa, pode conhecer a sua porcentagem de acerto ("Nota"), bem como no que errou, quando utilizarem respostas incorretas nos testes e exercícios. Na seção "Games" encontram-se jogos que estimulam a memorização do vocabulário, como "Forca", "Memória"  e "Caça-palavras".

Então, está dada a dica! Tenha certeza que acessando estes sites, assinando suas atualizações e dedicando-se algumas horas por semana para o estudo, é possível aprender gratuitamente e de maneira rápida a ouvir/entender/falar e escrever em Inglês! Dependendo do ritmo do estudante, isso pode ocorrer em apenas algumas semanas!

Comece já!