O que você precisa saber sobre o Link Interno

Com o advento do editor WYSIWYG, que agora está presente em praticamente todo sistema de administração de conteúdo que é utilizado para publicação de conteúdo web, colocar links no conteúdo nunca foi tão fácil.
Maioria dos editores tem a opção de selecionar o texto, clicar no botão de "link" e colocar o link desejado, e geralmente tem a opção de escolher se o link vai abrir em um novo navegador ou no mesmo navegador.

Opções de link no editor do WordPress

O que eu chamo de "Link Interno" é quando você disponibiliza um link em seu texto apontando para o seu próprio site.
Este link é "interno" porque ele aponta para um conteúdo dentro do seu domínio, e portanto o visitante que clicar nele não vai sair do site e sim acessar mais uma página de seu site.

Essa ação de acessar mais uma página em seu site é muito importante do ponto de vista estatístico, principalmente se o seu site for um site que exibe publicidade comercialmente, pois quanto mais páginas forem carregadas, mais publicidade você irá exibir para este visitante específico.

Os links internos são uma excelente maneira de recomendar mais informações para os seus visitantes, e se você realmente linkar conteúdo pertinente, relacionando as informações linkadas com o URL de destino de forma eficiente, seu visitante vai se sentir mais a vontade para clicar novos links.
Hoje em dia a publicidade está tão presenta na Internet que as pessoas tem receio de clicar em qualquer link e é preciso incentivar a confiança destas pessoas nos links do seu site.

Se você está colocando links internos em seu conteúdo, mas as pessoas não estão clicando, talvez você não esteja fazendo direito. É fundamental que o local para onde as pessoas estão sendo enviadas seja realmente relacionado ao que está linkado.
Se você linkou o texto "molho de tomate" é de se esperar que a pessoa vai ver algo que tenha como tema central o molho de tomate.  As pessoas não vão gostar se elas clicarem e forem direcionadas para o site do seu patrocinador (a não ser que seja um molho de tomate).

 

Links Internos devem abrir na mesma janela

Uma coisa que me chama atenção em vários sites que agregam conteúdo para indicação é que os links mesmo quando são para dentro do próprio site, abrem uma nova janela.
Certamente você já acessou um site assim.
Depois de uns minutos navegando no site, você acaba com dezenas de janelas do mesmo site abertas em seu navegador.
Eu geralmente acabo desistindo de navegar no site e me concentrando em fechar o numero excessivo de janelas.

Quando se coloca um link no site, é uma questão de boa prática e boa vizinhança, colocar o link que aponta para o seu próprio site configurado para abrir na mesma janela.

E na boa, mesmo que seu editor não possua a opção, implementar este código manualmente é super fácil.

É só determinar a variável Target com o parâmetro _self

Vejam abaixo:

<a href="https://www.revistainternet.com.br" target="_self">Acesse o Revista Internet</a>

 

Motores de Busca são Sensíveis

Colocar o link em um texto pertinente ao assunto do URL linkado é importante também porque o seu site é medido de acordo com a qualidade das informações publicadas. Os motores de busca rastreiam todas as  informações listadas em seu site e a partir disso montam o perfil deste site.
Se seu site tem um texto escrito "pizzaria" mas o links é destinado para uma "sorveteria" é bem provável que o sistema de busca vai identificar esta discrepância e seu site pode perder pontos na indexação. Isso acontece porque se você está dizendo uma coisa e enviando a pessoa para acessar outra, você está na realidade enganando o visitante do site.

 

Resumindo

Quando a gente coloca links no texto, o texto e a informação precisam realmente estarem relacionados a informação que eles estão linkando. Isso cria confiança em seu visitante, e estabelece  também confiança nos sistemas de busca que filtram o seu site.

Quando a gente coloca links é importante lembrar que é "feio" fazer os links abrirem em novas janelas ou abas se os links são para dentro do mesmo site.