O problema da publicação web: Quantidade X Qualidade

Desde que surgiram os blogs com suas listas intermináveis de conteúdo e seu formato com a última publicação mais recente na primeira opção de visualização, a Internet vem mudando.
É perceptível que ter os conteúdos que foram mais recentemente publicados na capa do site justamente porque quando os robôs de busca acessam o site, este será o primeiro link que irão seguir, então faz todo sentido.

A coisa não para por ai. Sites com volume maior de conteúdo tem mais chances de estarem melhor indexados meramente pelo volume de conteúdo que estes sites disponibilizam sem contar o volume de informações  que podem ser indexadas, então se tornou meio que regra os sites terem um constante fluxo de atualizações. Sites que eram apenas institucionais, frente a competitividade, se veem na obrigação de iniciarem a elaboração de conteúdo apenas para assegurar que sua marca, serviço ou produto estejam recebendo o máximo de exposição quanto é possível. Até aqui, tudo bem, afinal, todo mundo tem direito de competir, é uma coisa saudável.

O verdadeiro problema começa quando os sites não tem conteúdo original, os textos são copiados, ou o conteúdo não é aprofundado, apenas com a noção superficial da informação. Claro que dependendo da proposta do site, ser superficial é o objetivo.

Mas e para aquela pessoa que quer ter um site e não tem tempo para ficar postando conteúdo novo toda hora?
Infelizmente, por causa da forma como a internet está se organizando, alguns sites podem ser prejudicados justamente porque outros sites estão agindo competitivamente, criando conteúdo, ou publicando conteúdo constantemente, mesmo que o objetivo destes sites não seja uma competição direta, ao serviço ou produto oferecido, o fato de outros sites terem conteúdos mais relevantes que o seu sobre o mesmo tópico podem dar a estes sites a oportunidade maior.

Quantidade X Qualidade

Não é necessário postar conteúdo o tempo todo na internet, como alguns querem fazer parecer, mas é importante assegurar, principalmente se o seu site não vai ter um monte de atualizações, que o conteúdo que  você está publicando em seu site seja absolutamente exclusivo e autêntico, que este conteúdo seja original e que ele de fato tenha um diferencial perante a concorrência além de ser o mais completo quanto foi possível.

Focar nas motivações da própria empresa pode ser um fator decisivo, pois a partir do momento que você entende por que você faz o que faz, e por que seu site está online, as respostas para antigas perguntas começam a se encaixar mais facilmente.

Disponibilize informações completas sobre o que você está representando online e as chances são de que seu material terá o devido reconhecimento pelos motores de busca. Sempre que puder, aprimore o seu conteúdo, e preste atenção nas perguntas de quem acessou o site, encontre perguntas feitas por visitantes que são interessantes e publique as respostas no site minimizando ao máximo qualquer dúvida ao visitante.

Por mais que hoje, em alguns momentos, a quantidade ainda ganha notoriedade, a qualidade é uma garantia de longo prazo, e independente do que acontecer com as redes sociais e as métricas dos sites de busca, a qualidade do seu conteúdo estará intacta e constantemente presente.