O novo WordPress 3.3 com modificações na navegação e upload

Oi pessoal! Quem não está sabendo ainda, o WordPress atualizou para uma versão nova. A versão 3.3. do WordPress é bem interessante.

Tive a oportunidade de efetuar uns 15 upgrades até agora, em mais de um idioma (pt_Br e En) sem nenhum problema para a atualização, e fiz uma instalação do zero, também instalou com a mesma facilidade de sempre.

Se você tem o WordPress instalado (WordPress hospedado), você já deve estar visualizando o aviso em seu painel de administração. A atualização requer modificações ao seu banco de dados, portanto é conveniente fazer um backup antes de prosseguir com a instalação. Após feito o backup, substitua os arquivos do WordPress em seu servidor pelos arquivos da nova instalação.
Depois de ter todos os novos arquivos no seu servidor, acesse seu painel de administração. O sistema vai informar que uma atualização no banco de dados precisa ser efetuada. Aceite a atualização (Não esqueça de fazer backup, depois não diga que não avisei).

O que mais se percebe neste atualização são as modificações na forma de acessar a navegação.
O Menu lateral do site passa a ficar expandido apenas quando você está navegando dentro de uma das seções, e para acessar diretamente os links de atalhos de cada seção, você agora precisa passar com o mouse por cima do título da seção (posts, paginas, links, etc) então um menu flyout aparece com os links que já são conhecidos do painel administrativo do WordPress.

Menu Flyout na lateral do WordPress 3.3.

Outra modificação significativa acontece na barra do topo, com estilo similar, em formato flyout, a varra do topo agora condensa em tópicos as opções, e você precisa passar o mouse por cima para visualizar um menu dropdown. Isso significa que o WordPress provavelmente terá mais ação acontecendo neste espaço em breve, assim como as opções de estatísticas do Jetpack começaram a ser exibidas ali nas últimas versões, agora outras informações e conectividade serão disponibilizadas neste espaço.

Barra no topo do painel de administração WordPress 3.3.

Além da navegação ficar mais moderninha, no editor agora é apenas exibido um único botão de upload para arquivos de media (eu na verdade sempre clicava no primeiro mesmo, já que todos abriam praticamente as mesmas opções).

Opção para arrastar arquivos e fazer upload no WordPress3.3.

Como o tratamento dos arquivos de media são determinados após o envio do arquivo, faz sentido usar só um botão.
Mas a grande novidade mesmo é a opção de arrastar arquivos para dentro da ferramenta de upload.
Para mim funcionou bem, mas consigo visualizar que teremos pessoas com problemas para usar esta opção.

Se você é utilizador do WordPress, espero que tenha já percebido o quanto é importante manter seu sistema atualizado.
Se você não sabe atualizar o WordPress, procure ajuda de profissionais, mas mantenha seu WordPress atualizado.
As versões mais recentes do WordPress sempre tem menor vulnerabilidade, uma vez que toda vulnerabilidade descoberta uma nova versão é lançada para lidar com o problema. Ter seu WordPress atualizado é uma segurança para seu conteúdo além de garantir que você e todos os autores, editores e colaboradores do seu site possam usufruir da tecnologia mais avançada desta excelente ferramenta de administração de conteúdo.

Para fazer donwload do WordPress em Portugues, por favor acesse o URL abaixo:

http://br.wordpress.org

Já está com a nova versão no seu site ou blog? O que você achou das novas opções? Alguma incompatibilidade com algum plugin? Por favor comente abaixo! Um grande abraço e até a próxima!