Nunca ouviu falar de RSS Feed?

Icone rss
É com freqüência que em reuniões com clientes, quando falamos sobre implementações nos sites, sou notificado que as pessoas desconhecem o RSS.
Eu me lembro que também nunca tinha usado e levei um tempo para entender suas várias utilidades.
Agora, vejo que cabe a mim ajudar a divulgar o RSS Feed.

O que é RSS?
A sígla RSS significa "Real Simple Sindication" (RSS 2.0)
Em português, seria algo como "transmissão realmente simples".
O nome diz tudo. Com o RSS Feed, sites podem transmitir suas informações por inúmeros canais, o fato do RSS feed ter uma serie de regras simples de formatação, a estrutura da programação em XML permite sua conectividade em infinitas maneiras.

Do lado do usuário, há ainda mais vantagens. Existem diversos "agregadores" de Feeds gratuitos, e vários sites oferecem o serviço.

Só o fato de ter tantas opções, tantos sites grandes, centenas de milhares de blogs, já da pra entender que se trata de algo realmente útil e importante.

Ate agora, talvez algumas coisas ditas pareçam confusas, mas vamos entender o RSS através de alguns exemplos práticos que você pode inclusive fazer lendo junto as instruções. Vou colocar links em tudo então você poderá ir instalando os programas, ou acessando os sites e experimentando os exemplos.
Se você não puder continuar agora, salve o endereço e volte depois.

CONHECENDO UM AGREGADOR DE FEEDS

Primeira ferramenta para conhecer, pelo menos a mais fácil, é o Google Reader.

Para logar, basta colocar o seu nome de usuário e senha do Google. Se você ainda não tem um, recomendo você se cadastrar no Gmail.

Se você já tem uma conta Google, basta colocar seu login e senha para entrar no Google Reader.
Dica: se seu google reader estiver em inglês você pode trocar o idioma clicando em "settings" e selecionando a opção Portugues em Languages.

Ok, agora que você já está dentro do Google Reader, só resta você adicionar alguns feeds.
Provávelmente seus sites favoritos já tem um RSS FEED.

LISTA DE ALGUNS RSS FEED PARA VOCÊ TESTAR:

Vejam alguns sites que tem FEED:
- O Terra.
http://www.terra.com.br/rss/
Além de ter vários canais de FEEDs (tecnologia, economia,moda, etc) eles tem uma seçãozinha de explicação bem legal.

- O G1
http://g1.globo.com/Rss2/0,,AS0-5597,00.xml
Um RSS bem completo, atualizado diariamente.

- O Google News
http://www.google.com/news?output=atom
Notícias do mundo inteiro.

Bom, agora com os link dos feeds, entre no seu Google Reader.
Procure no lado esquerdo a opção "Adicionar Inscrição":
Seção esquerda do Google Reader

Clique no link, e cole o endereço do FEED que você escolheu.
Clique em Carregar, e pronto. O FEED já está cadastrado!
Agora você começa a ver as principais notícias e atualizações daquele canal.

Talvez você esteja pensando, grande porcaria. Mas vamos colocar uma perspectiva no que acabamos de realizar.

CENTENAS DE INFORMAÇÕES QUE ANTES ESTAVAM EM CENTENAS DE LUGARES, AGORA UNIDAS EM UM ÚNICO LOCAL ORGANIZADO POR VOCÊ

O Agregador (no caso agora, o Google Reader) permite que você cadastre centenas de RSS Feeds, então, você não precisa mais acessar centenas de sites para ver suas ultimas atualizações.

Outra vantagem é que o FEED é atualizado automáticamente, então você não precisa adivinhar se houve alguma notícia nova publicada em um determinado site, se você tiver o Feed em seu Agregador, você será o primeiro a saber.

Digamos que, se você depende de informações, e gostaria de poder estar informado de várias fontes diferentes, independente do tipo de fonte que seja, você vai precisar uma forma prática de receber estas informações. Maioria dos programas Agregadores possibilitam que você crie grupos, ou pastas, ou categorias, ou tags, enfim, existem varias opções para você poder organizar os milhares de Feeds que por ventura você venha a assinar.

Ajuda no Trabalho e Estudo
Para qualquer profissional ou estudante, é uma excelente maneira de estar bem informado sobre as ultimas notícias e inovações no seu campo de estudo ou trabalho.
Se você tiver sorte, talvez seu escritor favorito, ou seu cientista favorito tenha um blog, já pensou?

Assinar o Feed do blog do seu professor, ou do médico que inventou a técnica que você utiliza nas suas cirurgias, ou do criador do código que você utiliza para programar, ou do jornal da sua cidade natal, ou grupo de pesquisa do assunto o qual você está fazendo seu Trabalho de Conclusão. São infinitas as possibilidades de receber informação.
E como sabemos, informação nunca é demais.

Para você ter uma idéia da importância que é estar familiarizado com o RSS, celulares agora (já faz um tempo) tem a possibilidade de receber Feeds.

Substituto para Newsletters
Se você é aquela pessoa que, se cadastra compulsivamente em newsletters e mailing lists, mas depois acaba nem lendo os emails recebidos, ou quando decide ler, já acabou a promoção, ou já passou o evento, ou pior ainda, os e-mails que você recebe estão atrapalhando tua comunicação normal, você pode migrar maioria destes cadastros para o Feed, ao invés de receber newsletters, você pode estar muito mais presente e saber em tempo real todas as atualizações das entidades e sites que você costumava só receber uma newsletter, claro que estes locais precisam ter o RSS Feed, mas se não tiverem, você pode solicitar que implementem, e se eles não souberem do que você está falando, indique este artigo.

SABENDO IDENTIFICAR UM SITE COM FEED
Bom, quem tem o Internet Explorer pode não visualizar dependendo da versão, mas todo mundo que usa o FireFox já consegue ver no barra de endereços o Icone que representa RSS.

Barra de endereços do Firefox exibe icone de RSS FEED

Alem disso, vocês podem ver em vários sites imagens que são a dica que ali tem um FEED.
Fiquem atentos para este icone ou variantes dele:
Icone rss

PRONTO PARA ESTAR POR DENTRO DE TUDO
Agora que você já tem um agregador, e você já sabe como funciona, visite os sites que você costuma acessar, e procure pelo Feed, é bem provável que o site tenha esta ferramenta disponível, e desfrute da vantagem de estar bem informado sobre todos os assuntos que lhe interessam.
Você procurar por pessoas, amigos, colegas, profissionais, famíliares que tem blogs, ou sites e cadastrar seus feeds.
Ter acesso á todas as informações de forma rápida e fácil em um unico local, e poder organizar todas estas informações do jeito que você quiser.

Outros Agregadores:
- O Feed Reader
http://www.feedreader.com/

O FeedReader é um Software que você baixa para seu computador, e com ele você consegue cadastrar e organizar todos seus feeds, chega a ser similar a um programa cliente de e-mail, tipo outlook ou o próximo agregador que vou mencionar...

- O ThunderBird da Mozilla
http://br.mozdev.org/thunderbird/
O Thunderbird, que eu já apresentei para vocês antes, além de ser um dos melhores, se não o melhor cliente de e-mail, também é um excelente agregador de Feeds, é uma ótima maneira, para quem trabalha com e-mails, de ficar por dentro das noticias sem misturar tudo.
Também em algumas empresas onde o acesso a sites é restrito, o ThunderBird consegue lhe dar acesso as informações sem estar quebrando nenhuma regra.

- O Orkut
http://www.orkut.com
Se você é um fanático do Orkut, e muitas pessoas são, você pode incluir seus Feeds favoritos nos Gadgets do Orkut, e sem precisar sair do Orkut você consegue ler os seus Feeds favoritos.

Existem uma infinidade de locais e opções, mas estas que estou passando são bem básicas e simples, e você pode utilizar estes programas gratuitamente, e começar a utilizar as vantagens do RSS Feed ainda hoje.

Boa sorte!
Se alguém tiver alguma pergunta, é só postar aqui no comentário, que responderei da melhor forma possível.
Muito obrigado.