NTT DATA apresenta o WomenTogether para combater a desigualdade de gênero

Principal objetivo do programa, que estreia no Brasil em 2022, é empoderar e promover a integração das mulheres em empresas de tecnologia

Para empoderar as mulheres e estimular suas capacidades e potencial, a NTT DATA realiza o WomenTogether. O objetivo principal do WomenTogether, que será realizado entre julho e dezembro, é desenvolver profissionalmente as mulheres executivas na jornada para a alta administração. Com isso, apoiar no desenvolvimento dos seus clientes, pessoas e sociedade. O programa foi criado no ano passado na Espanha e terá sua primeira edição no Brasil em 2022.

 

O programa é centrado em dois pilares: treinamento específico e mentoria com uma visão focada em gênero. O WomenTogether possui quatro objetivos:

 

- Apoiar o crescimento profissional das mulheres em equipes executivas;

- Combater as desigualdades, estereótipos e preconceitos de gênero;

- Criar uma rede de mulheres que sejam referência na empresa;

- Promover um espaço de aprendizagem e debate para obter feedback sobre a experiência das mulheres na empresa.

 

“O WomenTogether é um programa que tem por objetivo apoiar o crescimento das mulheres na trilha executiva, trabalhando na formação dos mentores e mentoradas no combate ao estereótipo e vieses de gênero”, diz Maurício Martins, gerente de People da NTT DATA Brasil. “Com o programa, criaremos uma rede de mulheres de referência para contribuir com ações ligadas ao tema e transmitir a cultura do empoderamento feminino na NTT DATA.”

 

No total, serão 50 participantes de diferentes localidades onde a NTT DATA opera na América Latina. No total, será um grupo de 100 pessoas, entre mentores e mentoradas, que trabalharão para transformar a liderança de hoje e de amanhã, em um programa realmente diferenciado. Dentre eles, o Brasil terá 18 mentores e 22 mentoradas, todas ocupando cargos de gerência.

 

Além de contar com as participantes, o WomenTogether envolve os associados e diretores da empresa que, exercendo o papel de mentores, tornam-se aliados do programa. Os mentores contribuem com sua experiência, ao mesmo tempo em que aprendem e vivenciam em primeira mão a realidade das mulheres no mundo do trabalho, contribuindo para a evolução da cultura da empresa e para a concretização do próprio objetivo, a diminuição da desigualdade de gênero em posições de liderança na NTT DATA.

 

“A iniciativa surge como uma ação positiva na busca de uma contínua evolução da participação das mulheres em posições de liderança executiva. O objetivo é trabalhar especificamente com o grupo de mulheres que estão nos estágios iniciais de suas carreiras executivas e oferecer ferramentas que ajudem a melhorar sua liderança”, afirma Marina G. Álvarez, head de Diversidade da NTT DATA Europa e LATAM.

 

No processo, mentores e mentoradas se unem em uma trajetória de transformação, destacando os pontos fortes de cada mulher, como o autoconhecimento, a visibilidade e a capacidade de inspirar outras pessoas. No treinamento e na mentoria, os participantes realizam uma jornada desde o ponto de partida até o momento de causar impacto no ambiente de trabalho e na sociedade. Há sessões para o desenvolvimento para as participantes exercerem uma liderança mais autêntica.

 

“Nós acreditamos na transformação e seremos os protagonistas dela. O WomenTogether é uma iniciativa que desafia o status quo e mobiliza seus participantes tanto no âmbito profissional quanto pessoal, e tem um efeito multiplicador que felizmente transcende as fronteiras de nossa empresa", acrescenta Marina Álvarez.

 

O programa é parte da iniciativa global Uniqueness, iniciativa da NTT DATA para a área de inclusão e diversidade, que busca estimular a singularidade de cada pessoa envolvida e, dessa forma, fazer com que os colaboradores despertem sua própria energia. Equipes diversas promovem a inovação, agregam mais capacidades e contribuem para melhores resultados. Esta iniciativa é um pilar da nossa cultura organizacional e uma forma de colaborar para a evolução de uma sociedade mais inclusiva e diversificada.

 

“Trabalhar pela equidade de gênero é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e removermos barreiras que nunca deveriam ter existido”, diz Maurício Martins. “Por isso esse tema é uma prioridade na NTT DATA.”