Novo WordPress com funções aprimoradas

A nova versão 3.9 do WordPress veio com novidades muito interessantes para autores de conteúdo. As novas funcionalidades ajudam muito a vida de quem publica conteúdo online, pois as ferramentas de publicação ficaram mais fáceis de gerenciar.
Uma das funções que chama atenção é a de criar galerias dentro do editor do WordPress, e após criar as galerias elas ficam visíveis já na tela do editor, então você consegue visualizar a forma como a galera será apresentada para os visitantes do seu post.

wordpress-code

Outra modificação interessante é a forma como o Editor agora lida com o copiar e colar de texto. Onde antes era necessário abrir uma janela para colar textos que vem formatados de editores como o Microsoft Word, que simplesmente inserem uma grande quantidade de código desnecessário e as vezes até que deformam o site, agora basta clicar em um botão para ativar a opção que elimina todos os códigos de formatação, fazendo com que o texto seja inserido para dentro do editor do WordPress limpinho, isso foi realmente muito útil!

Para quem lida com áudio, como por exemplo sites que geram podcasts, o Editor agora permite até mesmo criar playlists de arquivos de música, um enorme facilitador! Isso virtualmente elimina a necessidade de instalar plugins para permitir que visitantes escutem áudios no site. Com o player em HTML5 o WordPress agora permite que além de disponibilizar as faixas de áudio e vídeo, agora também possam ser gerados os playlists o que é realmente genial.

A opção de gerenciamento de imagens também mudou bastante, ficando ainda mais simples  e direto de editar e configurar as imagens que são publicadas no editor, o que é ótimo para editores de conteúdo que lidam com imagens diariamente em suas publicações.

O WordPress é uma ferramenta de publicação de conteúdo que vem demonstrando uma evolução enorme nos últimos tempos, já considerado por muitos (incluindo eu) como um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo da Internet, ele não só está sendo a ferramenta mais utilizada entre os sites mais acessados do mundo, mas também é o CMS líder de presença na Internet.
A comunidade que está cada vez maior no mundo vem fazendo com que esta plataforma de publicação seja cada vez mais refinada e aprimorada para ter as melhores e mais intuitivas ferramentas.

Para quem não fez o upgrade do seu WordPress ainda, é altamente recomendado, vai ser uma ótima surpresa. Eu fiz já alguns upgrades de sites que administro para esta versão e até agora, apesar dos diversos temas e plugins diferenciados em todos os sites, a nova versão não gerou nenhum conflito, mas é claro, vale a pena sempre fazer um bom backup antes de atualizar.