Nova interface inteligente do Mozilla Firefox

O Firefox é um dos navegadores de Internet mais utilizados no mundo e faz tempo. Ultimamente o Firefox vem melhorando bastante graças a um esforço contínuo dos desenvolvedores em trazer para o Firefox os elementos mais desejados e ferramentas que realmente podem ser de grande valor para quem utiliza o navegador para trabalhar ou para navegar na Internet.
A última versão do Firefox tem melhorias visuais e funcionais muito interessantes. A ideia central é tornar as ferramentas e a estrutura operacional do navegador mais intuitiva e fácil de customizar.

firefox-logo

Um elemento chave no sucesso de qualquer navegador é a a velocidade e simplicidade em que você pode utilizar os recursos desejados, e nisso o Firefox melhorou muito nesta última versão. Ao invés de sobrecarregar o usuário com opções, a equipe desenvolvedora do Firefox identificou as ferramentas e opções que as pessoas mais utilizam. Eles identificaram estas opções utilizando um Heat Map, que consiste em testar o uso das pessoas capturando em tela os locais mais usados, e determinando um valor de calor para os elementos mais utilizados, e portanto os mais quentes.
Depois de identificar as opções e ferramentas preferidas dos usuários, a interface gráfica e funcional sofreu alterações que incentivam e estimulam o usuário colocando estas ferramentas a disposição na barra principal da estrutura, tornando estes elementos muito mais fáceis de serem localizados e utilizados.
Mesmo com todos estes recursos adicionais, o navegador segue limpo e simples. Um navegador muito carregado de informações pode inclusive tirar o foco e atenção de uma pagina web.

firefox-segundo-menu

Para ajudar a eliminar elementos da tela que tem uma importância secundária para os usuários, a Mozilla disponibilizou no Firefox um segundo menu. Com a interface principal sendo otimizada para manter apenas as funções mais utilizadas, o segundo menu vai ajudar, permitindo localizar rapidamente as funções que os usuários utilizam apenas algumas vezes. Este menu está disponível ao clicar no botão de menu, com ícones que são fáceis de identificar. O novo menu está disponível quando o usuário precisa dele e ajuda a fazer as coisas que o utilizador precisa, ao invés de ficar no caminho e atrapalhando, foi uma ideia muito bem sacada da Mozilla.

firefox-gerenciar-itens
A interface de customização do menu e das opções de acesso rápido a ferramentas e opções também é algo que devemos aplaudir, pois é extremamente fácil de gerenciar quais elementos o usuário quer ter como opção disponível na barra do navegador e quais elementos aparecem apenas na opção secundária do menu.

Para fazer download do último Firefox, acesse: www.firefox.com