Nenhuma Ideia é Sagrada

A evolução humana sempre dependeu de pessoas tendo ideias e tentando comprovar suas afirmações. Quanto mais observamos o mundo, o cosmos, e tudo que existe, mais temos condições de entender a realidade. Nem sempre a realidade é intuitiva ou fácil de compreender, e por isso pode levar anos, as vezes décadas de pesquisa para se obter um avanço mínimo em uma área de pesquisa, mas a verdade é que toda pesquisa é uma melhoria para a compreensão da realidade. É fundamental poder termos a melhor compreensão da realidade para podermos tomar decisões racionais que sejam e estejam levando em consideração um escopo maior e mais abrangente.

Infelizmente acesso as informações e a compreensão delas não são distribuídas e disseminadas de forma linear. Pessoas que tem acesso a informação as vezes não estão nem sequer fazendo a pesquisa, se interessando em entender determinados assuntos, e pessoas que tem acesso a uma informação muitas vezes podem nem sequer entender o que aquela informação significa, pois falta conhecimento de outras informações para fazer sentido daquela informação inicial.

O que importa é que em termos de informações e realidade, este é um dos principais recursos que a humanidade dispõe hoje para conseguir sobreviver a imensa diversidade que é a vida, e são justamente através de conhecimentos adquiridos, aprimorados, distribuídos e compreendidos que a sociedade humana está tendo progresso. Quanto mais conhecimento factual em forma de dados se descobre sobre os elementos maior nossas chances de conseguirmos sobreviver.

Recentemente LucAnderssen postou um vídeo traduzido que demonstra justamente o dilema da sociedade, onde apesar de nenhuma ideia ser de fato sagrada, muitos querem fazer de conta que algumas ideias são. E justamente as ideias que menos fazem sentido são apoiadas por este grupo de pessoas.
O vídeo é curto, mas vale muito pela reflexão.

A Internet sempre foi uma inspiração para promover o verdadeiro compartilhamento de informações, e quando pessoas se posicionam de forma a querer impedir o acesso a informações, devemos sempre ficarmos muito atentos.
Acesso a conhecimento deveria ser um dos principais direitos de cada ser humano.

Devemos sempre refletir em que lado estamos com relação a compreensão de dados e quanto honestos conseguimos ser em relação a aceitação de informações que nem sempre são as que esperávamos.