Navegar sem clicar!

Um desafio entre os designers e desenvolvedores web sempre foi poder inserir interatividade e ação nas interfaces de forma a diminuir ou eliminar a necessidade do clique.
Claro que esta tarefa é bem complicada, não existe uma maneira fácil de substituir o clique que é uma maneira decisiva de informar ao sistema uma decisão. O clique é um comando, e as vezes só passando o mouse por cima de algo não se sente tanto estar de fato dando este comando, alem do medo de estar com o mouse em cima de algo que possa repentinamente ser ativado sem intenção.

Alguns anos atrás o  site DON'TCLICK.IT desenvolveu um aplicativo visando estar dentro deste conceito - navegar sem clicar - e o resultado foi bastante interessante. Exibindo possíveis soluções e alternativas que eles acharam possíveis serem implementadas e que seriam de aceitação pela grande parte dos usuários.


Se você quer ver como poderia ser a navegação da internet sem a possibilidade de clicar em nada, experimente e veja se voce consegue resistir ao impulso de clicar.

DON'TCLICK.IT - Não deixe de compartilhar este site com seus amigos, todos vão se divertir.

 

Talvez a melhor opção não seja simplesmente remover o clique, e sim combinar as duas alternativas.
Através de javascript e uma programação consistente, vemos exemplos disso acontecendo cada vez mais nos sites e sistemas na internet.

O Google Plus é um ótimo exemplo de opções onde você apenas passa o mouse por cima de algo, e várias opções aparecem. Para fazer a escolha definitiva, ai sim se utiliza o clique.

Ao combinar elementos de ativação com o mouse over, e utilizar os cliques, a complexidade da utilização desaparece e parece ser natural as opções exibidas.