Navegadores Web salvam mas não protegem as senhas

Independente do navegador que você utiliza, ele é uma ferramenta que te permite acessar conteúdos na internet, e apesar de existirem algumas alternativas de segurança em alguns navegadores, como por exemplo alertas para páginas de logins duvidoso, o navegador em geral não é uma ferramenta com um "sistema de proteção", e você pode navegar em qualquer site na Internet por sua própria conta e risco.

Os navegadores não são e nem podem ser responsáveis pela segurança de seu site, eles teriam de ter uma quantidade de software adicional em cada janela do navegador ativado que pelo menos hoje se torna inviável, e nem é do interesse das empresas de desenvolvimento dos navegadores de começar a assumir a responsabilidade e por consequência o suporte para todos os problemas derivados da falta de cuidado dos usuários.

Por outro lado, os fabricantes dos navegadores incorporam em seus produtos ferramentas que deveriam "ajudar" aos usuários. Algumas ferramentas podem até ser interessantes, mas outras podem trazer problemas. Uma das funções que os navegadores oferecem que pode em um futuro próximo se comprovar um grande problema é o convite para "Salvar Senha" em todas as páginas que você faz login.Alguns usuários simplesmente ignoram o aviso, como se fosse uma pergunta sobre rodar ou não um plugin, e acabam apertando no sim, e sua senha fica salva, absolutamente desprotegida no computador.
Este risco se amplia quando você faz este procedimento em um Cyber  Café ou lugar de acesso público, onde outros usuários poderão acessar aquele equipamento e facilmente ter acesso a senha.

O problema é muito maior se  o navegador está em um computador desprotegido, sem firewall, sem antivirus, mas até mesmo em computadores com estes recursos, ainda assim é possível que você acesse algum site indicado por algum amigo na rede social, sem dar por conta que este site está de fato coletando os dados das senhas salvas no seu navegador.
As técnicas para obter as senhas são muito simples de serem utilizadas, e ferramentas genéricas podem ser utilizadas por qualquer pessoa para identificar IPs com vulnerabilidades e acessar os arquivos que armazenam as senhas dos navegadores, mesmo que você decida utilizar algum navegador que proteja sua senha, a proteção oferecida é muitas vezes apenas "simbólica" já que o navegador se esforça em impedir outros usuários que utilizam o computador a visualizarem as senhas. Os arquivos por outro lado podem estar completamente abertos para acesso remoto.

Se você utiliza uma grande quantidade de logins, você deve se preocupar ainda mais, principalmente se você tem todas estas senhas salvas em seu navegador.

Para evitar transtornos e sustos indesejados, desabilite a função de "Salvar senha" nas opções de configuração de seu navegador, crie senhas diversificadas e difíceis de serem reproduzidas e procure alterar suas senhas periodicamente.

Proteger seus dados é a melhor opção. Evite dar mole.

 

Os navegadores não protegem seus dados, mas você pode baixar ferramentas e softwares que protegem seu computador.